20/05/2019 por Josélia Pegorim do Clima Tempo
Antes do frio, a instabilidade de um ciclone extratropical provoca muita chuva sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira, 21 de maio, e temperatura começa a baixar neste estado.
Mas é a durante o dia 23 de maio que o ar frio desta nova massa polar combinado com a falta do sol e chuva fazem a temperatura despencar na Região Sul e em Mato Grosso do Sul. Recordes de frio já poderão ocorrer neste dia.
Os dias 24 e 25 de maio devem ser os mais gelados dentro do período de atuação desta massa de ar frio. São nestes dias que o centro da massa polar, que é a região mais fria do sistema, deve se deslocar sobre o Sul do Brasil e avançar para o leste da Região Sudeste.
Os mapas mostram a estimativa da temperatura às 6 horas (em Brasília) nos dias 24 e 25 de maio de 2019, de acordo com a previsão do modelo GFS. Estes valores podem ser alterados para mais ou para menos nos próximos dias.
Estimativa da temperatura às 6h (Brasília) de 25/5/19
Temperaturas abaixo dos 10°C devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo, no Sul de Minas, e possivelmente em alguns pontos da Serra Fluminense.
Frio intenso em capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Entre as capitais, a temperatura tem forte queda no dia 23 de maio, quinta-feira, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e em Campo Grande.
Em Cuiabá, São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o frio chega com força na sexta-feira, 24 de maio.
É possível que ocorra nova friagem em Rondônia e no Acre, mas com menos intensidade do que na semana passada
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.