Promoção em feiras, escritórios de turismo e transformação em agência fizeram parte do discurso de Gilson Machado em sua cerimônia de posse.
BRASÍLIA – Diálogo com o trade, volta dos escritórios de promoção, mudança da divulgação nas feiras internacionais e transformação em agência. Estes foram apenas alguns dos pontos abordados por Gilson Machado Neto em seu discurso de posse como presidente da Embratur, que aconteceu no início da noite desta quarta-feira (29), na sede do órgão.
Além de autoridades, em lideranças do setor de turismo, a solenidade contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que fez questão de reforçar a competência e a confiança no trabalho do novo nomeado, além de rebater as críticas a respeito da nomeação.
“Estamos ousando com o Gilson, que é uma pessoa de palavra fácil e que fala a linguagem do povo. Não é apenas sanfoneiro, como foi dito pela imprensa, como se isto fosse algum demérito. Seu currículo, sua vivência e sua vontade de trabalhar pelo turismo superam qualquer empecilho e dificuldade que porventura ele possua. Gilson vai superar os obstáculos e fazer com que a Embratur seja algo de orgulho”, afirmou Bolsonaro.
Em seu discurso, o novo presidente da Embratur abriu as portas para o trade turístico nacional debater sobre as diretrizes e políticas para o trabalho de promoção do País como destino turístico. “Nada que possamos falar sobre fomentar e desenvolver o turismo no exterior será possível se não realizarmos o nosso dever de casa. Por isso, a articulação com o trade será fundamental para este projeto ter êxito”, destacou Gilson
“Queremos ouvir os empresários e promotores de turismo do Brasil, saber o que eles pensam, quais as suas necessidades, e o que eles esperam da nossa gestão, da Embratur e do presidente Jair Bolsonaro. Foi o próprio presidente que me disse, escute aqueles que vivem do Turismo, pois só eles sabem com profundidade os problemas enfrentados pelos que estão à frente desta atividade”, completou o presidente.
TRANSFORMAÇÃO EM AGÊNCIA
Uma das pautas mais antigas do setor também foi abordada pelo presidente da Embratur. Gilson declarou tratar como prioridade a transformação da Embratur em agência de promoção, ouvindo todos os interessados no processo.
“A transformação da Embratur em agência é uma das minhas prioridades, que inclusive foi citada no nosso relatório de transição. Para tanto vamos ouvir as secretarias de turismo dos estados e municípios, o trade turístico nacional e internacional, o parlamento e principalmente o nosso excelente quadro de técnicos que temos na Embratur. Sabemos das dificuldades financeiras que enfrentamos e vamos buscar fontes de renda alternativas e captação de recursos com parceiros internacionais para que possamos realizar um trabalho de promoção mais amplo e efetivo”, explicou.
EBTs
Um das possibilidades é a volta dos Escritório Brasileiros de Turismo (EBTs) em um formato diferente, em parceria com as embaixadas. “Vamos trabalhar conversando com o Sebrae e com o Ministério das Relações Exteriores para que tenhamos escritórios em países que são estratégicos para o fomento do turismo internacional. Mas estes escritórios tem que ser verdadeiros e diferenciados, com o intuito de desenvolver e divulgar com seriedade o turismo brasileiro no exterior. Para isso vamos usar as estruturas das próprias embaixadas, minimizando custos para o País”, salientou.
Neto ainda falou em seus planos para a criação de estandes mais interativos e atrativos nas feiras internacionais e também da criação de um sistema de inteligência artificial para identificar interesse dos turistas. “O sistema estará apto a monitorar assuntos falados sobre o Brasil nas redes do mundo. Isso não vai servir só para Embratur, mas para balizar ações do trade. Vamos disponibilizar relatórios semanais para stakeholders do trade brasileiro”, finalizou.
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