ACP faz homenagem e inaugura Sala de Imprensa Ivan Schmidt
A Associação Comercial do Paraná homenageou o jornalista Ivan Schmidt no último dia 30/05, com a inauguração da sala de imprensa da instituição, que passa a ter o nome do jornalista. Schmidt atuou por cinco anos na assessoria de imprensa da instituição, até sua morte, em outubro do ano passado, aos 78 anos.
Ivan Schmidt nasceu no município catarinense de Alfredo Wagner, mas cedo mudou-se com a família para São José, na Grande Florianópolis. Ele começou cedo no jornalismo. Iniciou a vida profissional no Diário da Tarde, da capital catarinense, escrevendo sobre política. Foi trabalhar em seguida em São Paulo.
Ivan veio para Curitiba no começou dos anos 1970, tendo trabalhado na equipe de jornalismo da TV Iguaçu e, depois, no jornal O Estado do Paraná, sendo responsável por bom tempo pela editoria de opinião do jornal de Paulo Pimentel. Ele foi assessor de imprensa de órgãos públicos estaduais, destacando-se na Secretaria da Agricultura. Foi responsável pela Redação da Agência Estadual de Notícias nos governos Alvaro Dias, Roberto Requião (primeiro mandato) e Orlando Pessuti.
Prestigiaram o evento diretores e funcionários da ACP, familiares do jornalista, como os filhos Ivan e Ivânia e jornalistas. O presidente da ACP, Gláucio Geara, fez a abertura da solenidade, destacando o profissionalismo, a cultura geral e a amizade que Ivan demonstrava cotidianamente. “Ele me ajudava a escrever meus discursos, discutíamos os textos. Aprendi muito com sua cultura. Sua falta é sentida até hoje por todos que conviviam com ele”, disse o presidente.
Falando em nome da família, a filha Ivana destacou o amor de Ivan pela esposa e pela família, que faleceu poucos meses depois dele. “Eu aprendi a ler sentada no colo dele, vendo as manchetes dos jornais que ele lia todos os dias”, lembrou-se a filha do jornalista.
O jornalista, publicitário e presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, destacou a qualidade profissional de Ivan, que era um grande amigo de todos os seus colegas de trabalho. “Desfrutei da amizade do Ivan por 50 anos e não conheci alguém que conseguisse falar mal dele. Era um ser especial de quem sentimos muitas saudades”, declarou Ernani.
A família de Ivan Schmidt recebeu um quadro, com a cópia da imagem usada na imagem da placa da sala de imprensa, uma caricatura do jornalista feita pelo ilustrador Evandro Gilevicz.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.