Naudir Antônio Schmitz (MDB) (Foto: carolpereiraa.blogspot.com.br/reprodução)
Análise Política notícia Opinião Política

Eleições 2020, quem substituirá o atual Prefeito?

Passou o carnaval, mas não passou o clima de expectativa com relação às eleições de 2020. Esse clima só aumentou após o anúncio do bloqueio de 9 milhões do Prefeito Naudir e demais envolvidos.

A pergunta que corre de boca em boca é sempre a mesma: quem assumirá a Prefeitura a partir de 2021?

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Esta pergunta é importante para o município e deve ter uma resposta que ajude na escolha do próximo administrador, pois muitos são os candidatos e muitos mais os que desejariam chegar lá.

Naudir António Schmitz está há 6 anos e 3 meses administrando o Município. Podemos dizer que foi uma boa administração, considerando alguns aspectos como: estabilidade política; saúde em ordem; contas equilibradas.

Nunca um prefeito conseguiu tanta unanimidade nos meios políticos quanto Naudir António Schmitz. Não foi fácil para o atual Prefeito, em 2012, convencer seus correligionários que sua candidatura era a melhor para o partido. Quem quiser pode reler o artigo que escrevi na época, analisando a situação: O difícil parto do PMDB. Sua persistência e habilidade provou que foi a decisão mais acertada que tiveram na época.

A habilidade política do Prefeito Naudir, além de trazer para o município muito dinheiro, é refletida também na capacidade de controle da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner que deveria ser autônoma, fiscalizar e legislar a favor do povo, mas foi transformada numa espécie de Secretaria Municipal de Vereadores. O Presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio José Althoff foi na época do Prefeito Formiga um leão da oposição e hoje pode ser considerado inteiramente a serviço da Administração Pública.

Exagero!!! Não, não é exagero!

A Câmara de Vereadores na época da administração do Prefeito Formiga, exercia uma oposição atuante e por vezes até petulante com relação a Nivaldo Wesller. Quando este enviava um projeto de lei para analise da casa, o mesmo era deixado de lado e só após muita cobrança, voltava para a Prefeitura com tantos adendos e correções que precisava ser refeito e reenviado ao Legislativo. Só depois de aprovado o projeto de lei, o Executivo enviava o Decreto de Lei assinado pelo Prefeito.

Hoje, a habilidade do Prefeito Naudir facilitou por demais o processo. Um profeto de lei já chega na Câmara de Vereadores com o Decreto pronto e assinado pelo Prefeito. Os Vereadores leem o Projeto de Lei numa sessão e o Decreto na outra, com uma semana para “discutir” e automaticamente aprovar o mesmo.

A Oposição ficou inteiramente desarmada e sem possibilidade de agir, passando a seguir a onda para não parecer antipática. Esse foi um erro, um grave erro que, se não fosse a CPI, poderia ter envolvido os vereadores da oposição, como certamente envolverá os vereadores da situação, na série de denúncias de desvio de dinheiro do município que estão começando a vir a público pela ação de Promotores e Ministério Públicos.

Até o mês passado, Naudir António Schmitz ainda aparecia como um influenciador das próximas eleições. Hoje, não mais.

Então, quem ocupará a Prefeitura da Capital Catarinense das Nascentes em 2021?

Até ontem, muita gente queria…

A oposição que andava na letargia e submissa, começa e esboçar uma reação, mas deve se aglutinar e não repetir os mesmos erros de eleições passadas.

Figurinhas (aquelas que batem o pé querendo ser o candidato) devem ser descartadas. O que deu certo para o Naudir não dará certo para outro. Deve-se buscar pessoas capazes de administrar um município riquíssimo como o nosso e não simplesmente populistas incapazes de administrar a própria vida.

A oposição também deve tomar cuidado com “trairas”, elementos que se fazem de amigos e na hora H voltam as costas.

A oposição deve acordar e tomar uma atitude mais decisiva pois a administração Naudir deixa muitas pontas sem nó, cujo desenrolar poderão levar a outros processos.

Se os atuais vereadores da Oposição não sabem quais são estas pontas sem nó que a administração está deixando desprotegidas, converse com o povo. Ele sabe e pode informar. Algumas destas pontas sem nó os Vereadores aprovaram em sessões ordinárias no ano passado e poderão ser cobrados pela Justiça e considerados omissos, ou coniventes com o desvio de dinheiro ou patrimônio público.

Portanto, o panorama que estava quase definido para mais 8 anos de governo do MDB, hoje aparece nebuloso. É inteiramente atual a pergunta: Em 2021, quem substituirá o atual Prefeito?