20ª Feira do Mel começa esta semana em Florianópolis Por Ewaldo Willerding Neto
A 20ª edição da Feira do Mel será realizada em Florianópolis entre os dias 5 a 8 de junho. Além do produto principal da feira, também serão comercializadas, variações do mel, como: mel de várias floradas, própolis, mel composto, geleia real, cera de abelha, balas, biscoitos, cosméticos com produtos apícolas, pão de mel, bolo de mel, chás, cachaça, vodka com mel, favos de mel e pólen.
O evento será realizado na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen. Além da prefeitura, a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina e a Epagri também organizam a feira.
Ums das novidades deste ano é a ampliação do horário de funcionamento. Durante a semana, de quarta a sexta-feira, a feira atende das 8h às 19h.
A 20ª Feira do Mel acontece junto com a Semana de Conscientização Ambiental, onde o público poderá conferir uma mostra de projetos ambientais que são desenvolvidos em Santa Catarina. Também haverá a distribuição de mudas de plantas nativas para os visitantes.
Na edição anterior, a feira comercializou cerca de 40 toneladas de mel e derivados, sendo 10 a mais que em 2017, resultando num incremento de 25% nas vendas. Um dos motivos, de acordo com os produtores que participaram foi a mudança de local, que passou do Largo da Alfândega para a avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen. A expectativa é que as vendas aumentem ainda mais devido à ampliação do horário este ano.
Nossas abelhas produzem mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes
Melhor produtividade do País
Santa Catarina possui 9 mil famílias rurais trabalhando com abelhas e 323 mil colmeias, sendo considerada a melhor produtividade do país, com uma média de 60kg/km2, contra 5kg/km2 no restante do Brasil. Além da qualidade, o mel produzido no Estado também impressiona pela variedade.
Nossas abelhas produzem mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Entre os tipos de méis produzidos em Santa Catarina, o silvestre responde pela maior parte. Ele é multifloral, ou seja, é feito pelas abelhas a partir do néctar coletado em uma grande variedade de plantas.
Considerado de excelente qualidade, seu sabor, aroma e consistência variam de acordo com as floradas predominantes na época em que é produzido. A coloração mais escura indica maior concentração de sais minerais.
A Feira passou do Largo da Alfândega para a avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen
Serviço
-
- O quê: 20ª edição da Feira do Mel;
-
- Quando: De quarta (5) a sexta (7), das 8 às 19h e encerramento no sábado (8), das 8h às 13h;
-
- Onde: Avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen;
-
- Produtos que serão comercializados: Mel de várias floradas, Própolis, Mel composto, Geleia real, Cera de abelha, Balas, Biscoitos, Cosméticos com produtos apícolas, Pão de mel, Bolo de mel, Chás, Cachaça, Vodka com mel, Favos de mel e Pólen.
-
- Valores por quilo: Mel convencional (R$ 23,00) e mel orgânico ou melato (R$ 28,00)
-
- Participantes: Apiários Real – São Joaquim; Apicampo (Vila do Mel) – Associação dos Apicultores de Campo Alegre; Apimage – Associação dos Apicultores de Major Gercino; Bolachas Blumenfeld – São Bonifácio; Bromel – Rancho Queimado; Crisomel – Alfredo Wagner; Mel Extramel – Luzerna; Imperial Dona Francisca – São Bento do Sul; Apiário Irmãos Theobald – Seara; Apita (Associação dos Apicultores de Itapiranga) – Itapiranga; Mel Alto Vale – Alto Vale; Mel Vale das Cachoeiras – Presidente Getúlio; Minamel – Içara; Casa Castagna – Içara; Agroapis – Içara; Molimel – Matos Costa / PortoUnião; Drosmel – Porto União; Sommel – Mafra; Prodapys – Araranguá; Apis Nativa – Araranguá; Mel São Bonifácio – São Bonifácio; Mel Pro Apis – Florianópolis; Apiário Rainha da Flor – Balneário Gaivota; Apiário Rosa de Sarom – Imbituba; e Sul Mel – Xaxim.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.