1) A vítima anuncia algum produto em sites de comércio eletrônico, como MercadoLivre ou OLX, indicando o número de WhatsApp para contato;
2) Os estelionatários enviam uma mensagem para o anunciante se passando pela empresa de comércio eletrônico, solicitando a atualização de dados cadastrais e o fornecimento do código de seis dígitos repassado via SMS;
3) Após receber o código enviado pela vítima, o criminoso consegue acesso a todas as ações do WhatsApp, iniciando conversas com os contatos e solicitando dinheiro e outros benefícios.
– Avise familiares e amigos sobre o ocorrido, informando que não repassem dinheiro nem dados pessoais para os criminosos;
– Caso alguma pessoa tenha feito transferência, comunique a instituição bancária para que cancele a transação;
– Registre um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, informando todos os dados trocados entre os criminosos e sua lista de contatos, como contas bancárias e endereços;
– Envie um e-mail para support@whatsapp.com com o Boletim de Ocorrência em anexo, o assunto “Perdido/Roubado”, e o seguinte corpo de mensagem:
“Prezados, Serve o presente para informar que a conta +55xxxxxxxxx foi sequestrada e que os atacantes passaram a realizar o envio de mensagens em massa (SPAM) para diversos contatos e grupos solicitando transferências em dinheiro. Solicito o bloqueio e/ou banimento imediato da conta número +55xxxxxxx. Muito obrigado.”
– Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp no menu Ajustes>Conta. O aplicativo passará a solicitar a senha cadastrada esporadicamente, evitando que a conta seja utilizada por terceiros;
– Nunca repasse dados de SMS para terceiros. Não é normal que empresas de comércio eletrônico entrem em contato com clientes via WhatsApp;
– Fique atento com dados conflitantes nas mensagens recebidas.
– Nunca realize transações bancárias sem antes ter certeza de com quem está falando.
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