notícia Tecnologia

Brasil tem 363 incubadoras e 57 aceleradoras

Com informações da Agência Brasil

Geração de empreendimentos inovadores

Um levantamento feito pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) contou 363 incubadoras de negócios inovadores e 57 aceleradoras no Brasil.

Incubadoras são instituições que auxiliam as empresas que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas geralmente ofertam espaço físico ou infraestrutura e suporte adaptados para alojar os empreendedores, promovendo acesso a serviços ou orientações que as empresas teriam dificuldade em encontrar sozinhas.

Já as aceleradoras de negócios são semelhantes às incubadoras, porém, o tempo de contribuição com o desenvolvimento do negócio é determinado, e normalmente é responsável por investir financeiramente em startups, que são pequenas empresas de tecnologia com viés inovador, que fornecem serviços à sociedade em diversas áreas.

Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores, também estima que, em 2017, as 3.694 empresas incubadas no Brasil foram responsáveis pela geração de 14.457 postos de trabalho e faturaram conjuntamente R$ 551 milhões.

A maior parte das incubadoras, ou 61% do total, é mantida por universidades. Grande parte atua nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócio e Saúde e Ciências da Vida.

A maioria das 57 aceleradoras está localizada nas regiões Sul e Sudeste, atuando no setor de agronegócio, educação, eletroeletrônico, saúde e ciências da vida, financeiro e varejo.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.