Agricultura notícia Opinião

Queimadas e a hipocrisia de quem as defende!

Foi no interior Paulista que tive um contato mais frequente com queimadas.

Como apicultor em Amparo tive que enfrentar diversos incêndios provocados por usuários da rodovia que ligava a pequena cidade a São Paulo à beira da qual ficava a fazenda onde morava.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Uma bituca de cigarro jogada despreocupadamente pela janela do carro, um pedaço de papel ou pano embebido em combustível, também jogado pela janela de algum carro, mas desta vez, de forma criminosa com o intuito de atear fogo na mata.

O fogo é um agente de destruição implacável! Se há combustível para queimar e oxigênio para sustentar ele se mantêm e se alastra.

Um incêndio nunca é algo bom. É um mal menor, em alguns casos, mas é sempre destruidor e implacável.

Não poucas vezes, nos 15 anos que lá morei, fui acordado durante a noite pelo sino da fazenda tocando o alarme de incêndio e lá íamos nós morro acima, debelar as chamas.

Certa ocasião, conseguimos limitar o fogaréu a uma região da fazenda, mas como era mais acidentada, um vento inesperado fez com que as chamas mudassem de direção e se voltassem contra nós, ficamos eu e mais dois amigos presos num peral e por pouco não ficamos tostados. Graças a outro vento, também inesperado, pudemos subir o morro e nos livrarmos do fogo. A mata, entretanto, em parte foi destruída. Em meio ao crepitar das chamas eu ouvia o clamor de pássaros, que por terem suas crias, não queriam abandonar os ninhos.

A queimada é uma imagem do inferno: implacável, destruidor, sem saída! Nero, o louco imperador, se satisfazia em queimadas, ateando fogo até mesmo na cidade que abrigava a capital de seu império. Queimada e loucura tem uma ligação muito íntima!

Sou contra as queimadas, mas não contra o uso do fogo como forma de limpeza. Bem usado, de forma racional e segura, é um elemento muito útil para a agricultura.

Quando é criminoso, ele também é descontrolado e imprevisível.