Sonegação fiscal e os impactos na arrecadação municipal são debatidos no Congresso de Prefeitos
27/9/2019 – O Seminário Brasileiro do Simples Nacional integrou a agenda do Congresso de Prefeitos 2019. O tema foi debatido durante dois dias do evento e reuniu diversos palestrantes, conferencistas nacionais, na Arena Petry, em São José para falar sobre normas, fiscalização, inadimplência e gestão.
O presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Robson Jean Back, destacou a importância de falar sobre o tema em um momento que se debate sobre a Reforma Tributária no país. “Em muitos municípios mais de 80% das empresas, estão cadastradas no Simples Nacional e debater esse tema neste momento em que os municípios sofrem com a baixa arrecadação, é fundamental. Precisamos aprimorar as formas de fiscalização para auxiliar os municípios a reverter este quadro”, disse.
Confirmando a fala do presidente, o secretário executivo do Comitê e Gestor do Simples Nacional, Fernando Sorlano Lousada, abriu o seminário informando em primeira mão no Congresso que foram notificados pela Receita Federal, na quarta-feira (25), 738.605 devedores do Simples, que respondem por dívidas no total de R$ 21,5 bilhões.
Vários técnicos fiscais, auditores fiscais dos municípios que participaram de debates referente arrecadação dos municípios acompanharam os temas que envolveram gestão do Simples Nacional, a utilização da Nota Fiscal, combates à fraudes e trocas de experiências entre Ministério Público Federal e Receita Federal, e que puderam discutir sobre as novidades e aprimoramentos que vem acontecendo junto a Reforma Tributária.
Foto:
– Seminário Brasileiro do Simples Nacional (crédito: Fernando Tubbs)
– Palestrante Fernando Lousada
Jornalista Flavia Mota – especial para Congresso de Prefeitos 2019
Mais informações – La Via Comunicação / Assessoria de Imprensa
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.