notícia Sociedade

Cartão Postal faz 150 anos, os CORREIOS comemoram!

150 Anos do Cartão Postal – Ciclo de Debates nos Correios – Na foto em destaque: Primeiro postal brasileiro. E você gosta, envia e guarda cartões postais? Compartilhe conosco seus postais. Envie uma foto por mensagem utilizando o botão do Whatsapp.

O primeiro cartão-postal foi emitido no século XIX e existem versões diferentes sobre a sua invenção:

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Poderia ter sido o cidadão norte-americano H. L. Lipman, que juntamente com J. P. Charlton, patenteou em 18 de dezembro de 1862, o chamado “Lipman’s Postal Card”. Entretanto não são conhecidos exemplares deste cartão de antes do início da década seguinte.

Outra versão diz que o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, pode ter lançado a ideia e a sugestão na Conferência Postal Germano-austríaca, em 1865.

Por fim, Emmanuel Hermann, professor de Economia Política, da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-húngaro que, em carta publicada no Die Neue Freie Presse, de 29 de janeiro de 1869, propôs a adoção do cartão postal salientando a conveniência do uso de cartas mais simples que aliassem o baixo custo à simplicidade, o que poderia ser obtido com a supressão do envelope. De Marly, Diretor da Administração dos Correios da Áustria, aceitou a ideia e oito meses depois, em 1º de outubro de 1869, foi lançado para venda o primeiro cartão-postal do mundo – Korrespondenz Karte, escrito em cor negra sobre cartão creme, levando impresso um selo de 2 Neukreuzer.

O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.

Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes-postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde aliás houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em os receber; os bilhetes-postais são de intuitiva utilidade para a correspondência particular, e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se, ao contrário que um dos seus efeitos é aumentá-lo. Na ocasião ocupava a Direção da Repartição dos Correios, Luís Plínio de Oliveira, nomeado para o cargo em 1865, depois de ter publicado três anos antes, o “Relatório sobre a Organização dos Correios da Inglaterra, França e Azerbaijão”.

 

Os alemães acabaram adotando o formato em 1870. E o público alemão adotou entusiasticamente o cartão-postal. No dia de sua introdução em Berlim, a 25 de junho de 1870, foram vendidos mais de 45 mil exemplares.

Em 1885, passaram a ser permitidas fotos nos postais. Era tão moderno mandar postais, que em 1900 foram enviados quase um bilhão de cartões-postais.

É sobre os 150 anos desta invenção, que ocorre no ano em curso, que os Museu dos Correio do Brasil convidam para um ciclo de debates que será realizado no próximo dia 01 de outubro de 2019, no período 14h30 – 18h30.14:30.

 

Fonte: https://www.filatelista-tematico-blog.net

E você gosta, envia e guarda cartões postais? em São Paulo a Fundação Ema Klabin está com uma mostra de 450 cartões-postais em exibição até o dia 30 de novembro. Os postais fazem parte da coleção pessoal de Ema Klabin. Entre as fotos pode-se ver uma série de fotos antigas do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de lugares sagrados, navios, hotéis, entre outros temas.

Compartilhe conosco seus postais. Envie uma foto por mensagem utilizando o botão do Whatsapp. Se conhecer uma história interessante sobre o cartão, nos escreva contando.