Você, alfredense, está convidado a vir rezar por sua família, por suas intenções pessoais etc, hoje à noite na Capela Sagrado Coração de Jesus no Estreito. Terço dos Homens, devoção mariana que reune os homens em oração, hoje às 19:30 hs!
O Terço dos Homens começou em Alfredo Wagner por iniciativa de João de Pinho, caminhoneiro que em viagens ao Nordeste, participava ativamente do grupo existente em Sapé-PB. Iniciado a mais de 10 anos, na Capela Sagrado Coração de Jesus, Estreito, nosso grupo ficou um tempo sem se reunir, mas por iniciativa do Pe. Leandro Kammer, Pároco atual, voltamos a nos encontrar todas as 3ª quarta-feira do mês, às 19:30hs para rezarmos o Terço.
A história desta devoção é muito bonita.
O Terço dos Homens, como é conhecido, é um movimento criado no dia 08 de setembro de 1936 na cidade de Itabí – SE., por um Frade da Ordem dos Frades Menores da cidade de Penedo – AL., que fazia o trabalho missionário em vários municípios do estado de Sergipe e, após visitar vários deles, encontrou em Itabí o apoio para lançar o Terço dos Homens que contou com a presença de 220 homens. (no site existe os depoimentos do Sr. Antonio Menezes, uma dos fundadores do movimento)
Após o lançamento, o movimento foi se espalhando pelo estado e começou a se expandir por estados vizinhos.
Chegando em Maceió – AL., o mesmo tornou-se conhecido pela Sra. Oneida Araújo, de Jaboatão dos Guararapes – PE. que o levou a sua cidade e, partindo daí, chegou a Recife, precisamente no Santuário da Nova Evangelização (Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt) onde encontrou o apoio do saudoso Pe. Miguel Lencastre, que se tornou um grande divulgador do mesmo, levando-o a várias cidades do Estado, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, dentre outros, e, chegando a Fortaleza, foi lançado na Paróquia Nossa senhora da Glória na Cidade dos Funcionários no dia 18 de novembro de 2003..
A partir do lançamento em Fortaleza, o Terço dos Homens começou a se organizar, criando uma Logomarca, um Manual do Terço, para orientar na organização, como rezar e como formar a equipe de coordenação, uma orientação de Estatuto para as Arqui-Dioceses, Paróquias e Igreja; a ideia da recitação semanal de cada um dos mistério do Terço, par dar conhecimento completo do Rosário, a definição de uma das semanas ser com os familiares, para que os homens se acostumem a rezar juntamente com os mesmos, etc. e, no dia 30 de março de 2005 foi lançado o site www.tercodoshomens.com.br que o levou, além de todos os outros estados do Brasil, ao mundo, pois o mesmo é visitado em 136 países dos cinco continentes.
Por último foi criada uma Cruz para identificação dos membros do movimento e também um Brasão.
Para dar uma ideia sobre as visita, somos visitados nos cinco continentes, e neles, os países: China, Rússia, Israel, Egito, Índia, Republica Coreana, etc., países Europeus, Africanos, da América do Norte, da América do Sul, e Oceania.
Para verificar, não só as visitas, como outros assunto, entre no site, clique no Mapa do Site e depois em Estatísticas. Caso seja solicitado os dados para conexão, os mesmo se encontram na referida página. Basta preencher os dados que a conexão se realiza. Veja também os resumos dos anos de 2008 a 2019.
O crescimento do movimento foi tanto que a CNBB resolveu colocar um Bispo como Referência do movimento, Bispos este que se trata de Dom Gil Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora – MG, e o Santuário de Aparecida dedicou um dia no ano para a Romaria do Terço dos Homens, romaria esta que contou com mais de 65.000 homens no último encontro.
Graças as bênçãos do Deus, por intermédio de Jesus e Nossa Senhora, o Terço dos Homens tem crescido a cada dia e, certamente, não deixará de crescer, pois o homem que o frequenta pela primeira vez, continua frequentando e convidando as parentes e amigos para se fazerem presentes ao mesmo.
O porque de só homens?
Trata-se apenas de um fator psicológico!!!
Todos nós homens e mulheres nascemos com determinadas forças psíquicas que no nosso crescer terão um papel importante no futuro. Todavia este crescimento está condicionado às diferenças de mentalidade e do próprio meio ambiente onde ele se desenvolva.
Estes fatores terão amanhã, grande importância na nossa maneira de ser e no nosso agir e irradiar. Sabemos bem como as mentalidades masculina e feminina são distintas e como reagem de modos diferentes perante os mesmos acontecimentos. Há que ter em conta tudo isto para que depois se saiba aproveitar e tirar o melhor rendimento de tão preciosas energias.
Caracteriza o homem, possuir uma acentuada inclinação para o mando, para autonomia e para a aventura. São qualidades a considerar, pois podem ter grande influência no subconsciente, caso não estejam adormecidas. Sutilmente há que aproveitá-las, escolhendo ambientes favoráveis, onde elas despertem e se reanimem. Então sim, elas despontarão com nova vida, ajudando o homem abatido e desanimado, a vencer barreiras e a entregar-se com entusiasmo na conquista de um ideal. Dentro de casa, nem sempre se encontra esse clima.
Com raras exceções, quem manda é a mulher embora o marido seja o chefe da família. Na Igreja a coisa é semelhante. Predomina a mentalidade feminina. Enquanto isso, o homem é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares. E neste impasse, vão surgindo brigas e incompreensões. Ás vezes eles até querem, mas não conseguem. Sentem-se distantes. As suas forças anímicas estão desligadas, talvez porque ainda não tenham encontrado o verdadeiro ambiente onde possam mostrar o que valem e podem. Resumidamente, eis o porquê, do Terço só para Homens.
Com o advento do Terço, os homens passaram a frequentar mais a Igreja, participando dos movimentos paróquias, das missas, não somente as dominicais, mais com uma boa frequência nas missas semanais.
A Campanha Pretende Envolver toda a Família
Ela pretende criar um clima que vá envolvendo toda a família.
A esposa, que normalmente é o elemento mais devoto, deverá ser a primeira a despertar o marido e filhos, mas sem insistências. Deixar para eles o poder de decisão. E no dia e horário do terço, reze-se o terço em casa, com a restante da família. Desta forma teremos uma maneira simples de envolver a nossa própria família num clima de oração. A Igreja de nossos dias tem muita necessidade de homens participantes.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.