Moda notícia

Roupa Branca não é só para o fim de ano: Consultora de Estilo Danielle Kono explica como usá-la de forma criativa

Dezembro é o mês das superstições e a roupa branca é uma delas. Chega janeiro e, então, a peça tão cobiçada na virada do ano, acaba esquecida no fundo do armário.

Para que isso não aconteça, que tal saber como aproveitar as peças brancas da virada para criar looks diferentes e usar o ano todo?

A co-fundadora do Brechó Agora é Meu e consultora de estilo, Danielle Kono, nesta entrevista para o Jornal Capital das Nascentes, dá dicas de como aproveitar essas roupas, criando looks diversificados e criativos.

O all white nunca sai da moda. A dica é abusar dos acessórios, dourados, prateados ou coloridos. Acessórios de cabeça, como tiaras, turbantes e casquetes também estão super em alta”, recomenda a executiva.

É bacana focar neste reaproveitamento de peças, já que a indústria têxtil gasta 108 milhões de toneladas de recursos não renováveis a cada ano e até 2050 deve ser, sozinha, responsável por 25% de toda a emissão mundial de carbono, conforme levantamento da Fundação Ellen MacArthur, baseada no Reino Unido. Prolongar a vida útil das peças reduz a demanda por itens novos (necessariamente acompanhados de impactos).

Fernanda Mendonça realizou esta entrevista com Danielle Kono para o Jornal Capital das Nascentes:

Fernanda: Existe algum segredo para usar roupa branca no dia a dia?
Danielle Kono: O segredo é ficar atenta às peças íntimas, para não aparecer ou marcar. E usar tecidos confortáveis, agora no verão, por exemplo, temos o algodão orgânico (sustentável), o linho e a seda. Opte por peças leves!

Fernanda: Como criar um visual casual  e só com peças brancas, sem que o look pareça de festa?

Danielle Kono: O tênis modelo sneaker está super em alta. Ele já cria um visual mais urbano e casual, combine com vestidos de algodão midi, com uma calça clochard + camiseta, com um shorts de linho e regata. São inúmeras as combinações possíveis.

Fernanda: Há dicas infalíveis para combinar peças brancas?
Danielle Kono: A dica é aliar as texturas para não brigarem entre si, já que é um look monocromático. E ficar atenta pois mesmo o branco, que é uma cor sem pigmentos, tem tonalidades. Existe o branco puro, que é mais brilhante, o branco mais para o nude – mais rosado e o branco mais para o cinza. Ou seja, o linho com algodão, a seda com alfaiataria, o cetim (que está super em alta) e tem brilho com um tecido mais opaco por exemplo. Ou para não errar mesmo pegar a peça única, o vestido ou macacão do ano novo. Mude os acessórios, acrescente o preto por exemplo se for sair a noite, ou o bege/tons pastéis para o dia. Indico garimpar em brechós, pois é fácil encontrar itens para usar como terceira peça, como kimonos, camisas e coletes, além de acessórios interessantes, de excelente qualidade e com um preço mais acessível.

Fernanda: E para fazer o mix de peças brancas e coloridas?

Danielle Kono: O branco combina com todas as cores e dependendo da cor que você escolhe remete a alguma sensação ou estilo.  Exemplos:  branco + azul marinho remete ao estilo navy e ao mesmo tempo passa uma confiança. O branco + amarelo é bem verão, lembra calor e passa uma sensação amistosa. O branco + rosa passa um romantismo, afeto. O branco + preto é clássico, atemporal e ideal para quem quer usar sem medo de errar.  Além disso, estampas são sempre bem vindas com branco, desde que o fundo ou a própria estampa tenha a cor branca.

Fernanda: Muitas pessoas têm medo de usar branco.  Algum conselho para encorajá-las?

Danielle Kono: As pessoas têm medo de usar o all white, mas não deveriam. É super sofisticado e cool.Uma calça off white + gola alta = super cool, contemporâneo, sofisticado e fácil de usar! E no verão a cor é perfeita pois absorve menos calor e reflete mais luz. E no inverno dá para usar a calça de lã e jogar uma jaqueta por cima da gola alta que já fica lindo!

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.