notícia Saúde Sociedade

Coronavírus: atualização sobre o que sabemos e o que ainda não sabemos

Coronavírus: atualização sobre o que sabemos e o que ainda não sabemos
Por Cécile Thibert Jornalista

À medida que a epidemia do Covid-19 se espalha pela Europa, Le Figaro faz um balanço do que sabemos (ou não) sobre o vírus SARS-CoV-2 que o causa. O Jornal Capital das Nascentes faz uma tradução livre do artigo publicado em francês devido a importância da matéria. Para mais detalhes e links convidamos ao leitor acessar a página do Figaro.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Dois meses após seu surgimento na China, o novo coronavírus ainda não revelou todos os seus segredos. Muitas perguntas permanecem sem resposta, principalmente em relação à sua origem e sua capacidade de infectar pessoas sem causar sintomas. Mas essa epidemia desencadeou uma batalha sem precedentes no mundo da pesquisa. Em dois meses, mais de mil estudos foram publicados sobre o SARS-CoV-2, o nome dado a esse novo vírus. Todos estão listados no banco de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). As lições que eles oferecem oferecem um instantâneo instantâneo da epidemia. Informações indispensáveis, mas com probabilidade de evoluir nos próximos dias.

Sobre o surgimento do vírus
Em dezembro de 2019, vários hospitais em Wuhan, uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes, localizada a 800 quilômetros a oeste de Xangai, relatam os primeiros casos de pacientes afetados por pneumonia de causa desconhecida. Este relatório inicial foi possível graças ao sistema de vigilância estabelecido nos hospitais chineses após a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) de 2002-2003. Em 31 de dezembro, a China informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) desses casos e, em 7 de janeiro, confirmou que a doença foi causada por um vírus ainda desconhecido até o momento, depois de conseguir isolá-lo em amostras colhidas em pacientes. Em 11 de janeiro, pesquisadores chineses divulgaram a sequência genética completa do vírus.

O SARS-CoV-2 pertence à grande família de coronavírus. Eles devem seu nome aos picos que pontilham sua superfície (essencial para penetrar nas células), o que lhes dá o ar de serem coroados ( coroa em latim). Em tempos normais, quase todos os coronavírus infectam animais ou pássaros. Até agora, apenas 6 deles eram conhecidos por sua capacidade de infectar seres humanos. Os mais comuns são o HCoV-229 e o HCoV-OC43, dois vírus muito comuns que podem causar resfriados ou doenças leves do tipo influenza. Além do SARS-CoV-2, dois coronavírus podem causar patologias respiratórias graves: o vírus MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), que surgiu em 2012, e o vírus SARS, que causa uma epidemia em 2003.

Sobre a origem do vírus
Os primeiros casos de Covid-19 – o nome atribuído à doença causada por esse novo coronavírus – referem-se principalmente a pessoas que foram ou trabalharam em um mercado em Wuhan, onde foram vendidos frutos do mar e animais vivos. A hipótese de uma zoonose, isto é, uma doença transmitida por animais, é, portanto, altamente preferida, como foi o caso da SARS (transmitida aos seres humanos pela civeta) e da MERS (transmitida pelo dromedário).

As análises genéticas mostraram, de fato, que o novo coronavírus está muito próximo de um vírus presente em uma espécie de morcego . Ainda estão em andamento investigações para tentar identificar o animal que teria desempenhado o papel de hospedeiro intermediário entre o morcego e o homem. Pode ser o pangolim, um animal amplamente caçado e muito cobiçado por suas escamas , para o qual a medicina tradicional chinesa empresta virtudes terapêuticas. Atualmente, não se sabe como o vírus conseguiu passar do animal para o homem. Este salto de espécie é, sem dúvida, o resultado de mutações genéticas e um aumento na frequência de contato entre o animal infectado e o homem.

Sobre os sintomas que causa
Na maioria dos casos identificados, o novo coronavírus causa sintomas próximos aos de uma doença semelhante à influenza: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade em respirar, dores musculares e fadiga. “Sintomas digestivos e oculares (conjuntivite) também foram observados em alguns casos confirmados” , indica a agência Public Health France em seu site . Todos esses sintomas curam espontaneamente.

Os casos mais graves podem desenvolver pneumonia grave, síndrome do desconforto respiratório agudo ou até choque séptico que pode levar à morte. Algumas pessoas correm mais riscos do que outras: é o caso de idosos e pessoas que já sofrem de uma doença (hipertensão, doença cardiovascular, diabetes, doença hepática, distúrbios respiratórios). Segundo um estudo chinês, as pessoas com mais de 80 anos afetadas têm um risco de 15% de morrer. Mas também houve casos de pessoas jovens e saudáveis que morreram após a infecção. Por outro lado, as crianças parecem ser amplamente poupadas da epidemia.

Parece que um número significativo de pessoas desenvolve formas muito leves (resfriados) ou assintomáticas da doença, o que torna muito difícil (se não impossível) identificá-las.

Em seu nível de perigosidade
Para descobrir o quão perigoso é um vírus, é particularmente necessário examinar sua capacidade de matar (taxa de mortalidade) e causar casos graves (taxa de complicações). Fatores impossíveis de estabelecer no meio de uma epidemia, especialmente quando o vírus é um completo estranho.

Para conhecer a taxa de mortalidade da doença, é necessário ter o número de pessoas falecidas e o número total de doentes. Dois elementos que mudam de hora em hora e que não podem ser determinados com precisão até que a epidemia termine. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, publicado em 12 de fevereiro e baseado no estudo de 72.000 prontuários , no entanto, estimou que a mortalidade média estava em torno de 2,3%. Não há dúvida de que esse número está obsoleto, especialmente porque o número total de pessoas infectadas pode ser muito maior do que o exibido devido a casos que não apresentam nenhum sintoma.

“No momento, não existem dados suficientes para saber com certeza qual é a mortalidade do Covid-19, mas dados preliminares parecem indicar que é menos fatal que o SARS” , indica o Centro Europeu de prevenção e controle de doenças em seu site . A taxa de mortalidade por SARS, que causou uma epidemia iniciada na China em 2002, foi estabelecida em 10%.

Com relação à taxa de complicações, o estudo chinês indica que 80% dos pacientes estudados não apresentavam sintomas graves e que curavam espontaneamente. No restante, 14% dos casos referiam-se a formas graves (pneumonia, dificuldades respiratórias) e quase 5% estavam em estado crítico, marcado por insuficiência respiratória ou renal, choque séptico ou até mesmo uma síndrome de falência de múltiplos órgãos.

No seu modo de transmissão
Ao contrário do que foi dito nos dias seguintes ao surgimento dos primeiros casos, a transmissão de homem para homem foi comprovada. A infecção é transmitida através do contato próximo com o paciente, pela inalação de gotículas emitidas durante espirros ou tosse, ou após o contato com superfícies recém-contaminadas. No momento, não se sabe quanto tempo o vírus pode sobreviver em superfícies. Também existem dúvidas sobre uma possível transmissão oral-fecal

As pessoas infectadas podem ser contagiosas durante o período de incubação, quando ainda não apresentam sintomas. No entanto, de acordo com os dados disponíveis, o período de incubação é de cerca de 5 ou 6 dias e, em casos mais raros, seria de 1 a 14 dias.

Outra fonte de preocupação: pessoas com formas muito leves ou mesmo assintomáticas também podem transmitir o vírus , sem que ninguém saiba seu nível de contagiosidade.

Em sua contagiosidade
Quantas pessoas podem infectar uma pessoa doente? Isso é chamado de taxa de reprodução. Uma dúzia de equipes de pesquisa já tentou estimar isso. Um deles , publicado em 13 de fevereiro, compilou esses dados e descobriu que um paciente infecta em média 3,28 pessoas. Uma taxa que, se reflete a realidade, não é de forma alguma final. Um número próximo ao da SARS e superior ao da gripe (1,2 a 1,4).

Nos tratamentos
Não existe um medicamento específico para esses vírus, embora vários antivirais estejam sendo testados. O gerenciamento é baseado apenas no tratamento dos sintomas. Da mesma forma, nenhuma vacina está disponível. Vários institutos de pesquisa (incluindo o laboratório Pasteur) e laboratórios farmacêuticos são lançados na corrida pela vacina. Alguns se baseiam em pesquisas já realizadas como parte do desenvolvimento de uma vacina contra o Ebola ou SARS. Os primeiros testes são esperados nos próximos meses.