notícia Saúde

A indústria farmacêutica está preparada para a COVID-19?

Saiba quais são as perspectivas para a indústria farmacêutica diante da pandemia do coronavírus

A indústria farmacêutica é essencial em meio a um cenário de crise na saúde global como acontece com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

É importante lembrar que o mercado competitivo é benéfico para ajudar a controlar o preço das mercadorias ao evitar o monopólio de um único fabricante de medicamentos e dos itens de prevenção ao vírus, como o álcool gel. Por mais que alguns locais estejam cobrando preços abusivos.

Isso permite ter uma perspectiva do cenário da indústria farmacêutica nesse momento e prever possibilidades. Ou seja, é possível estabelecer um plano de ação baseado nas necessidades das pessoas e oferta de produtos, para que não haja falta de itens essenciais nesse momento de crise.
O mercado competitivo e a indústria farmacêutica
Embora muitas fórmulas farmacêuticas possuam patentes de seu laboratório, impedindo que outras empresas forneçam e comercializem o mesmo produto, os concorrentes podem fazê-lo produzindo compostos similares que sejam igualmente eficazes para o paciente.

Isso oferece ao consumidor alternativas para os mesmos sintomas e permite que haja uma maior oferta dos fármacos.

Essa é uma forma de contornar a limitação das patentes e suprir as necessidades da população de forma abrangente, em meio a uma crise na saúde e uma procura cada vez maior por medicamentos.

A competição comercial é muito saudável para ambos os lados, pois obriga as indústrias a manter um preço de venda razoável que atraia o consumidor.

Vacinas
Ao produzir uma vacina, o laboratório adquire a sua certificação e autorização para comercializá-la. Para cada nova vacina é necessário realizar um longo processo que envolve testes em animais, em humanos e avaliação dos possíveis efeitos colaterais.

Isso torna mais difícil para outros fabricantes entrarem em um mercado no qual já existe uma vacina eficaz, pois a demanda seria menor.

Esse cenário se modifica completamente com o surgimento do novo coronavírus. Assim, atualmente, muito laboratórios e universidades em diversos países estão tentando ser o primeiro a desenvolver a vacina para o Covid-19.

Dessa forma, terão larga vantagem na venda e distribuição para toda a população que necessita desse composto.

Assim a indústria farmacêutica acelera o desenvolvimento de vacinas para um novo vírus visando não somente o bem-estar social, mas também o seu lucro. Para isso ser possível os estudos são constantes, mesmo em épocas em que não há uma epidemia.

Medicamentos
No caso dos medicamentos, quando surge uma nova infecção causada por um elemento até o momento desconhecido, os médicos atuam em conjunto com os pesquisadores. Essa união possui o objetivo de juntar os conhecimentos e testar quais são os medicamentos já existentes que fazem efeito e auxiliam o tratamento do doente ou infectado.

Isso porque não existe tempo hábil para desenvolver um novo medicamento específico para esse problema. Assim como a vacina, esses compostos também precisam de testes. Em casos de pandemia o doente precisa de auxílio imediato.

Por isso, assim que esses profissionais encontram um medicamento eficaz, a indústria farmacêutica passa a produzi-lo em larga escala abastecendo o mercado.

Itens paliativos
Ao mesmo tempo em que os componentes químicos para tratar e eventualmente curar uma doença são desenvolvidos, a produção de itens de cuidados paliativos é sobrecarregada. Isso significa que máscaras cirúrgicas e álcool em gel, por exemplo, podem esgotar dos mercados com o aumento de sua procura.

A grande necessidade de um produto para a população faz com que o setor industrial responsável por esse elemento aumente a sua produção.

Em casos como uma pandemia de uma doença que se espalha muito rápido, as fábricas podem não dar conta de abastecer a sociedade da forma necessária. Nesse caso, outras indústrias ajudam a inserir esse produto no mercado.

Então, dificilmente um item importante para os cuidados médicos vai faltar para as pessoas, mesmo que a produção farmacêutica esteja sobrecarregada.

O setor da saúde e a pandemia
O cenário da pandemia do Covid-19 traz a necessidade de se desenvolver novas fórmulas, medicamentos, vacinas e tratamentos. Além de precisar de uma produção maior dos itens indispensáveis aos cuidados cotidianos.

Isso leva a indústria farmacêutica a entrar numa corrida para manter o bem-estar da população. Além da importância de oferecer qualidade de vida para das pessoas, essa é uma oportunidade para esse setor se desenvolver e crescer economicamente.

Além disso, é importante lembrar dos atendimentos e cuidados hospitalares que os infectados necessitam.

Sabendo que o contágio acontece com muita facilidade e pode possuir sintomas agressivos ao sistema respiratório, os hospitais e demais centros de atendimento podem se organizar para suprir a população e adaptar as suas áreas para manter os infectados longe do restante dos pacientes.

Esse cenário de disseminação mostra que em pouco tempo esses locais estarão cheios e com os materiais e equipamentos ocupados. Dessa forma, as empresas farmacêuticas se empenham em desenvolver aparelhos, além de compostos de medicamentos, e responder da melhor forma possível as necessidades da sociedade.