Notícias

Infodemia: um vírus pior que o covid-chines que três peneiras podem destruír

O termo “Infodêmico” foi usado pela Organização Mundial da Saúde em Fevereiro quando SARS-Cov2 começou a se espalhar mais rapidamente pelo mundo, pois, junto com o vírus, a desinformação conquistou as redes sociais e meios de comunicação, propagando o panico e o medo.

A COVID-19 provocou uma fonte de rumores: uma mistura indistinguível de informações não verificadas, informações úteis, desinformação e desinformação intencionalmente manipulada“, escreveu Heidi J. Larson, diretora do Vaccine Confidence Project da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres em texto publicado no site:https://ijnet.org/.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Encontrar a melhor maneira de lidar com falsidades e informações erradas durante esta pandemia é uma das muitas tarefas difíceis que jornalistas e editores enfrentam. Para ajudar a aliviar a ansiedade do público, os jornalistas precisam ir além de desmentir a desinformação“. afirma Anita Makri no artigo supra-citado.

Os boatos, termo arcaico para “infodemia” costumam proliferar onde o zelo pela veracidade é pequeno. Quem ouve ou lê uma notícia, deve instintivamente passa-la por três peneiras.

Conta-se que certa vez, alguém foi levar ao filósofo Sócrates alguns boatos que circulavam sobre ele. Placidamente, o filosofo grego perguntou se a notícia havia passado pelas três peneiras necessárias para se distinguir um fato real de um boato.

As peneiras são:

  1. A primeira é a peneira da VERDADE – Quem conta um fato e quem o ouve deve ter certeza que é verdade.
  2. A segunda peneira é a da BONDADE – A bondade diz respeito ao efeito que o fato poderá causar em quem o ouve. Servirá o fato/boato para o aprimoramento espiritual, cultural, social, etc, da pessoa que o ouve?
  3. A terceira peneira é a da UTILIDADE – A informação é útil para quem a ouve ou servirá apenas para ampliar o panico e o medo?

Quem noticia algum fato, seja entre amigos ou para o público em geral, deve sempre passar a informação pelas três peneiras.

O fato pode ser verdade, mas não será bom para quem ouve ou sobre quem o mesmo se refere. O fato poderá ser verdade e bom, mas poderá não ser útil, pois apenas causará desgosto e incômodo.

O fato, não passando pelas três peneiras deverá ser rejeitado e não compartilhado!

 


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.