Metereologia Notícias

Ciclone Bomba deixa rastro em Alfredo Wagner

Cidade ficou por mais de 30 horas sem energia elétrica, sem internet e telefone e casa foram destelhadas.

As imagens divulgadas pela internet da passagem do Ciclone Bomba por Santa Catarina impressionam pela grandeza do fenômeno e seu alto potencial de destruição!

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O “ciclone bomba” se formou quando o ar frio do continente se chocou com ar quente vindo do oceano. Os ventos e a rotação da Terra criaram um efeito de centrifugação, por isso o termo ciclone, ocasionando fortes ventos, chuva intermitente e carregada, raios e trovões, que fizeram em pouco mais de meia hora um grande estrago em quase todas as cidades do Estado..

Em Alfredo Wagner não foi diferente! A topografia irregular favorece o choque das ondas de vento, provocando um estrago ainda maior.

Quem sai do Saltinho e segue em direção ao Centro da cidade, perde a conta do número de casas parcialmente destelhadas. Foram atingidas especialmente aquelas de cobertura de brasilite, mas também casa com telha de barro ou cerâmica foram atingidas. A Capela do Sagrado Coração de Jesus e o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tiveram algumas telhas deslocadas e quebradas.

Mais de trinta horas sem energia elétrica e, consequentemente sem internet dificultando a comunicação com familiares do município ou de outras regiões.

No Estado foram nove mortos e uma pessoa desaparecida. No Rio Grande do Sul, um morto, segundo as agências de notícias.

A Defesa Civil recomenda cautela e cuidado e monitora as regiões para contabilizar os prejuízos e calcular o potencial de ajuda para a população.