Culinária

Como fazer iogurte de morango?

Para fazer o iogurte de morango você precisa, antes, fazer o iogurte natural. Ensinamos você a fazer os dois…

Um pouco de história…

Sabia que o iogurte é o processo de transformação da lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico e a responsável por isso é uma bactéria microscópica? Exatamente!

A invenção do iogurte não é moderna, mas remonta a milhares de anos segundo a boa e popular Wikipédia.

A origem está nos Bálcãs e a palavra Iogurte vem do turco jugurt, mas também pode ser encontrada em outros termos, mas com o mesmo princípio de fermentação do leite: leben árabe, o koumis russo ou o kefir caucasiano.

Um alimento tão bom, digestivo e nutritivo só se popularizou a partir de 1908. Sim, certos alimentos as vezes demoram um pouco para ter um alcance mundial.

Mais uma informação interessante, o Brasil consome pouco Iogurte comparado com a média mundial… e, mais curioso ainda, aqui se consome mais o alimento não por causa de seu benefício para a saúde, mas pelo sabor, especialmente se for de morango…

Quais os benefícios do Iogurte?

São muitos meus queridos amigos: aumenta a longevidade! Interessante, não? E a razão está na fácil digestão. Sim, o iogurte, devido aos lactobacilos é fácil de digerir.

Quer mais?

O iogurte regula o sistema imunológico, é fonte de cálcio.

Nós vamos te ensinar a fazer um iogurte natural aromatizado com leite semidesnatado. Você poderá adaptar essa receita, utilizando, por exemplo leite integral ou desnatado, ou então usar o iogurte ao natural ou com frutas.

Vai depender de você, ok? O importante é que estamos felizes em compartilhar com vocês esta maravilhosa receita.

Como fazer iogurte de morango? Vamos lá?

Ingredientes:

  • I litro de leite (usamos o leite de caixinha semidesnatado)
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 pacotinho de refresco de morango (você poderá usar qualquer outro sabor ou mesmo frutas, ok?

Modo de fazer:

Amorne o leite (não ferva, por favor, você matará os lactobacilos) e misture cuidadosamente e com muita calma o iogurte natural. Leve para uma estufa (pode ser o forno elétrico) e deixe por pelo menos 24 horas até encorpar.

Pode servir assim mesmo, se quiser aromatizar, num liquidificador misture o iogurte produzido com o pacotinho de refresco e bata até ficar bem misturado. Sirva gelado ou após batido.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.