O Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Região da Grande Florianópolis (ADE Granfpolis), apoiado diretamente pelo Instituto Positivo, realizou esta semana o último encontro do ano do projeto Gestores Escolares em Movimento. Apesar das adversidades, o calendário de atividades previsto para 2020 foi adaptado para o meio virtual e cumprido na íntegra. Foram realizados dois encontros presenciais de 8 horas cada e 18 encontros on-line com duração de 2 horas cada um. O acompanhamento foi intenso, com média de participação ativa de 349 pessoas. De Alfredo Wagner participaram 6 profissionais.
“Conseguimos engajar nossos diretores e coordenadores e trocar muita informação. Discutimos, trouxemos à tona questões importantes e buscamos soluções em conjunto. Esse é o principal objetivo do projeto que mais uma vez cumpriu o seu papel. Mais do que nunca, este ano precisamos de união para superar e motivar nossos professores a seguirem ensinando”, comenta a consultora técnica do Instituto Positivo e do ADE Granfpolis, Gilmara da Silva.
Em um ano no qual as reuniões, as discussões e o aprendizado foram, em grande parte, on-line, o encontro de encerramento também aconteceu de forma virtual. E teve como seu principal objetivo reconhecer e valorizar os participantes pelos esforços e dedicação em suas funções durante o ano de 2020. Cerca de 140 diretores de escolas e coordenadores pedagógicos de 21 municípios da região participaram da ação, que contou com um bate-papo descontraído abordando aspectos da saúde mental que merecem atenção, em especial em um ano com tantas demandas. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar um exercício de relaxamento.
“Tivemos um ano atípico. Os pais, professores, alunos e, principalmente, diretores tiveram que se reinventar para dar conta das suas funções e cumprir com seu papel principal. Por isso, encerrar o ano com reflexão, olhando para o que passou e percebendo que tivemos aprendizados importantes é fundamental. Queremos que todos fiquem bem e preparados para o próximo ano”, destaca a assistente educacional da Granfpolis, Bianca Silveira.
Ações 2020
O projeto Gestores Escolares em Movimento segue a proposta de estrutura da Gestão Escolar dos Indicadores de Qualidade em Educação, criada pela Ação Educativa, Unicef, PNUD e Inep/Mec. Os encontros abordam temas relevantes para o dia a dia dos profissionais no ambiente escolar.
“Este ano dividimos o grupo de gestores em duas turmas: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com isso, foi possível maior aproveitamento e aprofundamento do diálogo, já que cada etapa tem as suas peculiaridades”, explica Gilmara.
Em parceria com o Movimento Santa Catarina pela Educação, da Fiesc, os dois primeiros encontros do ano foram presenciais e trataram do tema Gestão Democrática, dando destaque para a participação da comunidade escolar na tomada de decisão das ações da escola.
Com a chegada da pandemia, os encontros passaram para o modelo on-line. Os gestores receberam uma palestra sobre bem-estar e felicidade, com o intuito de acolhê-los em meio a tantas adaptações, e também para apresentar a proposta e engajá-los a participar. O encontro durou duas horas, teve uma média de 400 gestores e 99% de satisfação, conforme respondido em pesquisa realizada após o encontro.
“Foi um ano difícil e um encontro assim nos fez rever as nossas necessidades, nosso ponto de vista em relação ao hoje e ao que queremos para o futuro”, comenta o diretor escolar do município de Palhoça, Rogério Dutra Porto Alegre.
“Acesso, Permanência e Sucesso na escola” foi outro tema trabalhado. O encontro trouxe reflexões sobre os processos de acolhimento no retorno às atividades escolares presenciais e questões operacionais da avaliação da aprendizagem e documentação pedagógica em formato virtual. O assunto foi de extrema importância no atual momento.
Comitê gestor do projeto Gestores Escolares em Movimento
Em junho, foi implantado o comitê gestor do projeto Gestores Escolares em Movimento. Trata-se de um grupo formado por profissionais efetivos das secretarias de Educação, que realizam a gestão e deliberação das demandas do projeto. É também uma estratégia de sustentabilidade, que visa à continuidade do projeto mesmo com possíveis mudanças que possam acontecer nos municípios ou nas parcerias do ADE. A principal contribuição deste comitê este ano foi com a organização da estrutura pedagógica dos encontros. Ao todo, foram quatro encontros virtuais para dialogar sobre essa pauta.
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