“Um Tratado sobre as Abelhas” publicado entre 1646-1658 em Londres apresenta um dos primeiros guias com práticas de apicultura lucrativa para “qualquer homem pobre que tenha apenas uma cabana e um quintal“.
O texto cobre todos os aspectos da apicultura, desde a seleção inicial das abelhas até as instruções para coar os favos de mel. Há uma longa discussão sobre a localização adequada das colmeias, e o autor recomenda caixas de madeira empilhadas, ou “baias”, em vez das tradicionais colmeias de palha, como era comum na época.
A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, digitalizou a obra Treatise of Bees (em português, “Tratado de Abelhas”), escrito pelo britânico John Levett entre 1646 e 1658. O manuscrito é um guia prático de apicultura comercial.
O autor do Tratado da Ordem das Abelhas, John Levett , também comenta sobre seus próprios vinte anos de experiência com apicultura; o surto de peste em Newcastle em 1636; a destruição de suas primeiras colmeias pelo “exército escocês” perto de Newcastle em fevereiro de 1642; e sua decisão de escrever este trabalho apesar de sua falta de notas “tendo muito tempo ocioso durante minha prisão na casa de Winchester“.
Treatise of Bees é uma forma de conhecer a história da ciência, particularmente da biologia, e também a “História Ambiental”. O texto é manuscrito com desenhos feitos pelo próprio autor, seguido por um índice de trinta páginas detalhado e anotado.
A treatise of bees &c. James Marshall and Marie-Louise Osborn Collection, Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.