As pesquisas sobre a Colônia Militar Santa Thereza tem levado a descobertas que me surpreendem. Novos ramos para as pesquisas estão abertos, mas chega a um momento, muitas vezes, em que é preciso parar, deixar as novas descobertas para depois e fechar um arquivo, mesmo com tristeza.
Embora os patrocinadores tenham colaborado com muita gentileza e disposição, certas pesquisas para continuar precisam de deslocamentos a outros municípios e mesmo Estados. Estas pesquisas ficarão para um futuro próximo.
Tenho concentrado minhas pesquisas em documentos disponíveis em sites específicos, documentos oficiais, notícias de jornais e a amplitude do tema tem ocupado os últimos dias, atrasando o envio para a gráfica da Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Diamante.
Vou elencar aqui alguns ramos da pesquisa que poderiam ser desdobrados e ofereceriam uma visão global da história da Colônia Militar Santa Thereza:
- Diretores da Colônia Militar
- Mulheres na Colônia Militar
- Eventos climáticos ocorridos no período
- Relacionamentos na Colônia Militar
Estes são alguns dos ramos que foram abertos e precisariam ser pesquisados. Quando fizermos a Revista dos 170 anos de Catuíra, daqui a 2 anos, com certeza teremos mais profundamente os dados para estas pesquisas.
Até lá, os leitores terão acesso a um resumo que publicaremos na 2ª edição da Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Diamante, que estará sendo distribuída aos munícipes no final do mês.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.