Economia História Notícias

8 MOEDAS QUE HOMENAGEARAM AYRTON SENNA

As homenagens a Ayrton Senna ao redor do mundo acontecem de diversas formas e uma que costuma chamar a atenção dos colecionadores são as moedas. Vamos ver alguns deles:

Moedas lançadas em Mônaco

No Grande Prêmio de Mônaco de 2017, Rosland Capital, uma empresa líder em metais preciosos, lançou uma coleção

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

de moedas para comemorar a primeira vitória histórica de Senna no Circuito F-1 de Monte Carlo. Projetada em colaboração com o Instituto Ayrton Senna, a coleção de edição limitada inclui seis moedas de ouro de 30 onças, 180 moedas de ouro de 2,5 onças e 300 moedas de prata de 2,5 onças. As moedas são cunhadas pela PAMP SA, com sede na Suíça, e apresentam uma imagem inconfundível de Senna. Uma parte dos lucros beneficiará diretamente a fundação.

Seu último lançamento foi de 2990 moedas limitadas a 7 gramas.

13 de outubro é o Dia Nacional do Dinheiro no Brasil, então vamos dar uma olhada em algumas das vezes em que a imagem de Ayrton Senna apareceu na moeda – uma forma diferente de homenagear o tricampeão mundial de F1.

2 reais 

Ao contrário da maioria das moedas de 2 reais, esta era muito, bem, real. Foi cunhada pelo Banco Central do Brasil em 1995 em homenagem à carreira de Ayrton Senna. De um lado, a moeda prateada apresenta o perfil do piloto – identificado pelas listras horizontais em seu capacete icônico – a bordo de seu carro de corrida e algumas das estatísticas de Ayton (vitórias, GPs e pole-position). Do outro lado, está o retrato de um sorridente Senna vestindo seu traje de corrida, e uma referência aos seus três títulos mundiais.

20 reais

Ainda em 1995, o Banco Central lançou uma moeda folheada a ouro em homenagem ao motorista. De um lado, duas pistas onde Senna fez história – Interlagos e Mônaco. De outro, o mesmo retrato da moeda de 2 reais, mas agora com o local e o ano de cunhagem da moeda (Brasil 1995). Assim como na moeda anterior, seu reverso também traz uma bandeira brasileira mesclada com uma bandeira quadriculada.

10 dólares liberianos

Ayrton Senna também foi destaque em uma moeda de 10 dólares da Libéria. O lado da cauda exibe o brasão do país africano. O lado da cabeça mostra Ayrton Senna usando seu boné do Banco Nacional, sua Williams de 1994, a bandeira do Brasil e seu capacete. A moeda também mostra o ano de nascimento do mergulhador e o ano em que sua carreira na F1 terminou.

100 dólares liberianos

Também cunhada em 1996, esta moeda difere da de 10 dólares liberianos pelo seu plantio de ouro e pelo seu valor: vale dez vezes mais. Sem falar que é certamente a mais brilhante de todas as moedas produzidas em homenagem ao tricampeão.

5 euros

Para comemorar os 20 anos do legado do piloto, os designers Marcio Petta e Antonello Napolione criaram uma moeda especial de € 5, com a imagem de Ayrton Senna e o FW16 Williams – o último carro pilotado pelo brasileiro na F1. A Agência Autônoma de Filatelia e Numismática de San Marino se encarregou da própria cunhagem.

25 euros

Uma edição limitada de moedas em homenagem aos grandes ídolos da F1 foi lançada em 1997. Ayrton Senna e seus três títulos mundiais foram retratados no anverso da moeda, enquanto seu reverso mostra o valor de 25 euros, ao lado do logotipo da FIA (International Automobile Federation).

Moeda colorida

A única moeda colorida com Ayrton Senna foi criada em 2014 pelo estilista brasileiro Renato Saes. Tem o valor nominal de 2 dólares da Nova Zelândia e foi cunhada pela empresa francesa Art Mint, especializada na fabricação de moedas. Um dos lados mostra a imagem de Senna, enquanto o outro traz o perfil da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, que é chefe de estado da Nova Zelândia.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.