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Halloween sabor mistério

Fanta cria ação global a partir do Brasil

A proposta de Fanta com a ação criada para o Halloween é fazer com que o mundo se engaje mais com a diversão. Crédito – Divulgação

Apostando no crescimento do Halloween na América Latina e em outras regiões do mundo, a Fanta preparou uma ação que terá aplicação global. A estratégia foi desenvolvida no Brasil e replicada para outros mercados. Mas por aqui a ativação será completa. Com lançamento de embalagens customizadas, de uma misteriosa fórmula apresentada em um produto criado especificamente para a festa, uma campanha “monstruosa” e um festival, a marca pretende transformar este Dia das Bruxas em um Halloween como nunca antes foi celebrado no país.

A data vem ganhando adesão ano a ano, aumentando a percepção da festa por aqui. Pesquisa feita a pedido da Fanta indicou que 96% dos brasileiros sabem do que se trata e 77% acham a temática divertida. Daí a apostar no engajamento do público com a brincadeira foi um pulo.

Com as novas embalagens disponíveis nos pontos-de-venda, a Fanta já começou a movimentar o consumidor em torno do Halloween, comemorado em 31 de outubro. A estratégia para tornar este Halloween bem agitado passa pela proposta de levar as pessoas a experimentarem lanches e guloseimas em versões “monstruosamente divertidas”. Isso quer dizer, por exemplo, comer uma pizza preta.

Fanta sempre foi uma marca leve e divertida e que buscou, através de suas inovações e comunicações, espalhar pelo mundo mais momentos de diversão”, disse Marina Rocha, líder de Fanta na Coca-Cola América Latina. O atual posicionamento da companhia procura inspirar e espalhar mais dessa disposição no mundo, que está “muitas vezes dominado por um excesso de pragmatismo, dureza e seriedade”, pontuou. Segundo ela, o Halloween é a data ideal para essa proposta. “Se a ideia é fazer com que o mundo que vivemos se engaje com esse lado divertido e, tanto Fanta, quanto Halloween abastecem o lado brincalhão das pessoas, por que não unir os dois?”, acrescentou.

O novo design, de edição limitada, para os sabores regulares de Fanta, traz bocas icônicas que transformam as embalagens em uma versão monstruosa. Cada produto tem uma ilustração de personagem: uma abóbora assustadora representa a Fanta Laranja, o Yeti está ligado à versão uva, o Ogro é a figura do sabor guaraná e um fantasma é a cara da Fanta Mistério, uma fórmula que deve atiçar a imaginação dos consumidores na tentativa de descobrir do que se trata, afinal. Vale ressaltar que a bebida especial – que é escura – será vendida em alguns países apenas: Brasil, Chile, México, El Salvador, Guatemala e Belize.

Desenvolvida para a América Latina e outros países fora da região, como Chinaa ação concentra boa parte de seu esforço no digital. Em alguns locais, será veiculada campanha na TV, caso do Brasil, principal mercado da marca. O filme só vai ao ar no final do mês. A estratégia criativa é assinada pela Santo, agência argentina. O design coube a um escritório do Reino Unido e o trabalho de social media está a cargo de uma empresa na Colômbia.

Parcerias

Para tornar o período entre setembro e 31 de outubro mais divertido, a Fanta estabeleceu parcerias com empresas como Bob’s, Cinépolis, Cinemark e Pizza Hut. Elas vão oferecer ao consumidor lanches transformados, como pipoca “sangrenta” e a tal da pizza preta, uma criação da Pizza Hut. Essas versões para o Halloween foram inventadas pelas marcas parceiras.

Influenciadores foram convidados a criar lanches horripilantes e surpreendentes. São mais de 20 criadores selecionados no Brasil. Eles também vão ensinar maquiagens especiais para a data. Em seus perfis, Fanta também irá investir em elementos assustadores nas fotos de comida, bem como oferecer descontos em refeições com a ajuda de seus parceiros. A hashtag para difundir a brincadeira é #HalloweenSnacks.

Quem também entra no projeto é a Globo. “Estaremos juntos em vários canais”, contou Marina. O Halloween da Fanta terá conteúdo distribuído até mesmo no Globoplay. Toda a proposta de conteúdo é com criadores. Em alguns casos, deverá ter branded content, porém mais detalhes não foram revelados.

A ação também irá para as ruas. A empresa terá um caminhão misterioso, o “Ghost Truck”, circulando por diversas cidades, oferecendo lanches com a temática. Para encontrar o veículo fantasmagórico, o público terá de desvendar pistas que estarão nas redes sociais da marca.

E, para fechar, haverá um festival na plataforma Twitch na noite do dia 31 de outubro. O “Fanta Horror Fest” é um “festival monstruoso e saboroso”. A companhia preferiu não revelar agora o conteúdo do evento. A única dica dada pela marca é que será uma noite de entretenimento.


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