Fanta cria ação global a partir do Brasil
A proposta de Fanta com a ação criada para o Halloween é fazer com que o mundo se engaje mais com a diversão. Crédito – Divulgação
Apostando no crescimento do Halloween na América Latina e em outras regiões do mundo, a Fanta preparou uma ação que terá aplicação global. A estratégia foi desenvolvida no Brasil e replicada para outros mercados. Mas por aqui a ativação será completa. Com lançamento de embalagens customizadas, de uma misteriosa fórmula apresentada em um produto criado especificamente para a festa, uma campanha “monstruosa” e um festival, a marca pretende transformar este Dia das Bruxas em um Halloween como nunca antes foi celebrado no país.
A data vem ganhando adesão ano a ano, aumentando a percepção da festa por aqui. Pesquisa feita a pedido da Fanta indicou que 96% dos brasileiros sabem do que se trata e 77% acham a temática divertida. Daí a apostar no engajamento do público com a brincadeira foi um pulo.
Com as novas embalagens disponíveis nos pontos-de-venda, a Fanta já começou a movimentar o consumidor em torno do Halloween, comemorado em 31 de outubro. A estratégia para tornar este Halloween bem agitado passa pela proposta de levar as pessoas a experimentarem lanches e guloseimas em versões “monstruosamente divertidas”. Isso quer dizer, por exemplo, comer uma pizza preta.
“Fanta sempre foi uma marca leve e divertida e que buscou, através de suas inovações e comunicações, espalhar pelo mundo mais momentos de diversão”, disse Marina Rocha, líder de Fanta na Coca-Cola América Latina. O atual posicionamento da companhia procura inspirar e espalhar mais dessa disposição no mundo, que está “muitas vezes dominado por um excesso de pragmatismo, dureza e seriedade”, pontuou. Segundo ela, o Halloween é a data ideal para essa proposta. “Se a ideia é fazer com que o mundo que vivemos se engaje com esse lado divertido e, tanto Fanta, quanto Halloween abastecem o lado brincalhão das pessoas, por que não unir os dois?”, acrescentou.
O novo design, de edição limitada, para os sabores regulares de Fanta, traz bocas icônicas que transformam as embalagens em uma versão monstruosa. Cada produto tem uma ilustração de personagem: uma abóbora assustadora representa a Fanta Laranja, o Yeti está ligado à versão uva, o Ogro é a figura do sabor guaraná e um fantasma é a cara da Fanta Mistério, uma fórmula que deve atiçar a imaginação dos consumidores na tentativa de descobrir do que se trata, afinal. Vale ressaltar que a bebida especial – que é escura – será vendida em alguns países apenas: Brasil, Chile, México, El Salvador, Guatemala e Belize.
Desenvolvida para a América Latina e outros países fora da região, como China, a ação concentra boa parte de seu esforço no digital. Em alguns locais, será veiculada campanha na TV, caso do Brasil, principal mercado da marca. O filme só vai ao ar no final do mês. A estratégia criativa é assinada pela Santo, agência argentina. O design coube a um escritório do Reino Unido e o trabalho de social media está a cargo de uma empresa na Colômbia.
Parcerias
Para tornar o período entre setembro e 31 de outubro mais divertido, a Fanta estabeleceu parcerias com empresas como Bob’s, Cinépolis, Cinemark e Pizza Hut. Elas vão oferecer ao consumidor lanches transformados, como pipoca “sangrenta” e a tal da pizza preta, uma criação da Pizza Hut. Essas versões para o Halloween foram inventadas pelas marcas parceiras.
Influenciadores foram convidados a criar lanches horripilantes e surpreendentes. São mais de 20 criadores selecionados no Brasil. Eles também vão ensinar maquiagens especiais para a data. Em seus perfis, Fanta também irá investir em elementos assustadores nas fotos de comida, bem como oferecer descontos em refeições com a ajuda de seus parceiros. A hashtag para difundir a brincadeira é #HalloweenSnacks.
Quem também entra no projeto é a Globo. “Estaremos juntos em vários canais”, contou Marina. O Halloween da Fanta terá conteúdo distribuído até mesmo no Globoplay. Toda a proposta de conteúdo é com criadores. Em alguns casos, deverá ter branded content, porém mais detalhes não foram revelados.
A ação também irá para as ruas. A empresa terá um caminhão misterioso, o “Ghost Truck”, circulando por diversas cidades, oferecendo lanches com a temática. Para encontrar o veículo fantasmagórico, o público terá de desvendar pistas que estarão nas redes sociais da marca.
E, para fechar, haverá um festival na plataforma Twitch na noite do dia 31 de outubro. O “Fanta Horror Fest” é um “festival monstruoso e saboroso”. A companhia preferiu não revelar agora o conteúdo do evento. A única dica dada pela marca é que será uma noite de entretenimento.
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