3 minutos é o tempo que dura a leitura do artigo que redigi a pedido da Prefeitura sobre a história do município de Alfredo Wagner. Um resumo, bem resumido desta emocionante saga, realizada por nossos maiores.
Os primeiros moradores, habitantes do local onde se encontra a foz dos Rios Adaga e Caeté, foram indígenas expulsos da região por um grande desmoronamento de terra que cobriu toda a área do centro atual, ocorrido há mais de 3 mil anos, segundo dados do Pai da Arqueologia Catarinense, Pe. João Alfredo Rohr. Devido ao cataclismo que sepultou aldeamentos na região central, subsequentes levas de indígenas de variadas etnias não mais se estabeleceram nos limites do município, mas utilizavam suas matas para coletas e como fonte de caças.
Conheça e assista aos vídeos do Jornal Alfredo Wagner Online no Youtube!
Uma tentativa de habitar a região foi realizada séculos após o cataclismo, pelo Coronel Serafim Muniz de Moura e sua família, sem contudo haver continuidade.
O decreto imperial de número 1266 de 8 de Novembro de 1853, rubricado por Dom Pedro II, criou a Colônia Militar de Santa Thereza e já em dezembro, soldados se estabeleceram no local determinado aos pés do Morro do Trombudo.
O local se mostrou impróprio forçando a mudança para as margens do Rio Itajaí do Sul, em terras pertencentes ao Coronel Serafim Muniz de Moura, que aproveitando a segurança dos soldados, passou a conviver com a Colônia Militar, permutando suas terras por outra nas proximidades.
A Colônia Militar de Santa Thereza exerceu um papel fecundo na proteção e segurança dos tropeiros que transitavam na estrada que de Desterro se dirigia a Lages.
Em 1895 a Colônia Militar foi transferida para a administração pública passando a ser distrito de São José, e posteriormente, Palhoça e Bom Retiro, sendo o mais antigo distrito do Município.
Conheça e assista aos vídeos do Jornal Alfredo Wagner Online no Youtube!
A partir da Colônia Militar de Santa Thereza tiveram origem os seguintes municípios: Ituporanga, Imbuia, Leoberto Leal e Bom Retiro.
No início dos anos 1900 teve início a expansão da Companhia de Colonização e Indústria de Santa Catarina, comandada por Carlos Napoleão Poeta que passou a negociar os lotes nos entornos da ex-Colônia Militar, dando origem a diversas comunidades da futura Alfredo Wagner.
Quando em 1921 o município de Bom Retiro foi emancipado, o distrito de Santa Tereza (antiga Colônia Militar) e as comunidades que atualmente fazem parte de Alfredo Wagner, passaram a pertencer ao novo território emancipado.
Conheça e assista aos vídeos do Jornal Alfredo Wagner Online no Youtube!
Sempre houve participação ativa de membros do futuro município de Alfredo Wagner como Vereadores nas Câmaras, seja na de Bom Retiro, São José ou mesmo Palhoça.
Em 1954 a comunidade de Barracão foi elevada a Paróquia, fator preponderante para que logo se tornasse a sede do município, o que ocorreu alguns anos depois, tendo sido, em 1959 elevado a distrito de Bom Retiro.
Teve papel importante na definição de Barracão como sede do futuro município o eng. Emílio Kuntze que alterou o traçado da rodovia que liga Florianópolis a Lages facilitando em muito o trajeto de quem se dirigia para o interior do Estado ou para o Litoral.
Finalmente, em 1961 é fundado o município por decreto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ficando o nome definido como Alfredo Wagner.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.