Agricultura Notícias

Jardins de Mel: experiência curitibana de preservação de abelhas nativas

Jardins de Mel, destaque em programa de TV do Japão, busca orientar a população de que este inseto é fundamental para a biodiversidade

Uma equipe da TV Tokyo foi a Curitiba para produzir reportagem sobre o Jardins de Mel. O projeto da Prefeitura será destaque do programa Bee World (Mundo das Abelhas), exibido semanalmente no Japão.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Experiência curitibana de preservação de abelhas nativas sem ferrão, o Jardins de Mel busca orientar a população de que este inseto é fundamental para a biodiversidade e para a produção de alimentos no mundo.

O Jardins de Mel foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, em 2017, e despertou o interesse da TV japonesa pelos diversos benefícios para o meio ambiente. “Normalmente, nosso programa foca em agricultura e produção de mel, mas o viés educacional e ecológico, de preservação das abelhas, dos Jardins de Mel é muito interessante”, afirmou o diretor do programa Bee World, Atsushi Umeda.

Imagens e entrevista estão sendo gravadas pela diretora Clarice Kimoto, da produtora paulistana contratada pela emissora internacional. Foi ela quem procurou a Prefeitura de Curitiba para conhecer o Jardins de Mel. “Eu pesquisei sobre o tema das abelhas pelo Brasil e quando encontrei esse projeto logo enviei para ser aprovado pelo diretor”, contou ela.

Trabalho conjunto

Um dos idealizadores do Jardins de Mel, o diretor da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Felipe Thiago de Jesus, foi entrevistado pela equipe do Bee World e destacou o trabalho conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Educação.

Os Jardins de Mel têm o objetivo de impulsionar a polinização das matas nativas, uma vez que as abelhas sociais sem ferrão garantem a continuidade de espécies vegetais em 90% dos biomas brasileiros. Além disso, no caso das hortas, aprimoram a qualidade do cultivo de alimentos. A polinização das abelhas garante um fruto saudável e uma semente fértil”, justificou Felipe Thiago.

Alunos da rede municipal de educação também aprendem sobre a importância da polinização das abelhas através do programa Linhas do Conhecimento. “Quando eu vejo uma criança entendendo a importância das abelhas para o meio ambiente, eu digo que o projeto é um sucesso”, observou o diretor.

Além disso, há cursos de meliponicultura gratuitos na Fazenda Urbana e no Museu de História Natural. Nos cursos são abordados temas como história, ciclo das abelhas, importância ecológica da preservação e como manejar corretamente as abelhas, mas principalmente, a importância de construir um caminho de pólen.

Onde conhecer

Até o momento, segundo o diretor da SMSAN, são mais de 150 colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão instaladas pela Prefeitura de Curitiba. Dentre as 300 espécies de abelhas sociais nativas do Brasil, cinco foram escolhidas para otimizar a polinização da mata local da capital – Jataí, Mirim, Manduri, Mandaçaia e Guaraipo.

As caixas podem ser visitadas pelo público no Museu de História Natural Capão da Imbuia, no Zoológico Municipal de Curitiba, no Passeio Público, no Parque Barigui, no Bosque Reinhard Maack, e no Jardim Botânico, além de hortas comunitárias e escolas da Rede Municipal de Ensino. São mais de 50 espaços de Curitiba com as caixinhas.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.