Economia Notícias Turismo

Laboratório de Turismo da IGR Encantos do Sul vence DisrupTur 2021

Foram conhecidos nesta semana, os vencedores do DisrupTur 2021, que tem como objetivo auxiliar as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para o ecossistema que sofreu com a pandemia do coronavírus. A Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) Encantos do Sul ficou em primeiro lugar e faturou o prêmio de R$15 mil. As IGRs Serra Catarinense e Grande Florianópolis, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
O IGR Encantos do Sul, que abrange cidades das regiões de Criciúma (Amrec) e Laguna (Amurel), apresentou o projeto “Laboratório do Turismo”, uma proposta de plataforma para compartilhar experiências, ações, novas tecnologias para a inovação no eixo turístico, envolvendo gestores públicos, instituições de ensino, entidades de classe, empreendedores e o turista. “Ficamos muito felizes. Tem toda uma equipe por trás que trabalhou forte, pois é uma ideia complexa. A junção da inovação com o turismo é muito vitoriosa”, declarou o representante Willian Marques, após receber o prêmio.

A IGR Serra Catarinense apostou em um aplicativo de indicação turística para dias menos frios, o Indicatur, junto com um programa de pontuação. Um chatbot, que simula por meio de inteligência artificial um ser humano conversando com as pessoas sobre informações turísticas, foi a proposta apresentada pela IGR Grande Florianópolis.

Ao todo, as 11 IGRs fizeram parte da segunda edição do DisrupTur. No evento desta semana, cada uma delas fez uma apresentação de 5 minutos, em formato de pitch, para detalhar os projetos à comissão julgadora. No entanto, as ideias propostas começaram a ser desenvolvidas ainda em 2020. E, neste ano, o DisrupTur deu um passo a frente para tracionar os projetos e alavancar as soluções que pretendem impulsionar o turismo no Estado.

Os jurados avaliaram, entre outros fatores, o grau de inovação, potencial de mercado e a viabilidade para o mercado. Os trabalhos foram avaliados por Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Luana Emmendoerfer, diretora de estudos e inovação da Santur, Gabriel Sant’ana, diretor executivo da Acate, Renato Barcellos, superintendente da Fecomércio SC, e Rogério Siqueira, CEO da Vokkan. Urbanismo.

Para Sandra Lindorfer, diretora do Senac SC, o DisrupTurfoi considerado um sucesso. “Ele desprendeu uma jornada de 300 horas de inovação e 36 horas de imersão ao longo desses 2 meses de mentoria. Entendemos que o objetivo do nosso programa foi cumprido, que é o fomento do turismo catarinense”, afirmou.

O que é o DisrupTur

Com a proposta de atender às necessidades das Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e buscar soluções inovadoras para o segmento em Santa Catarina, o Senac SC apresentou em 2021, o 2º ciclo do DisrupTur. O objetivo do evento de inovação é dar continuidade aos projetos desenvolvidos no ano passado, auxiliando as 13 regiões turísticas do Estado a otimizar as soluções disruptivas para este ecossistema. Com auxílio de mentores, cada projeto teve subsídios de acordo a vertical escolhida e grau de maturidade, tendo a oportunidade de aprimorar ideias de negócios para o crescimento do turismo em suas respectivas regiões.

O DisrupTur 2021 é uma iniciativa do Sistema Fecomércio | Sesc | Senac SC e sindicatos patronais, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para mais informações sobre o DisrupTur 2021, acesse: http://observasctur.com.br/projetos/disruptur/.

Senac Santa Catarina

Assessoria de Imprensa Senac SC
Giorgio Guedin/Aline Andrade


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.