Meteorologia

Calor e pouca chuva preocupa Casan

As altas temperaturas, a pouca chuva e o nível nos mananciais em regiões do Oeste e do Meio Oeste, somado ao período de férias, tem preocupado a Casan.  Dados do Monitor de Secas divulgado nesta segunda-feira mostram que a situação é grave em Santa Catarina.  No Estado, “houve avanço da seca grave (S2) no extremo norte, em função dos desvios negativos de precipitação observados nos últimos meses. Os impactos permanecem de curto e longo prazo (CL)” conclue o relatório.

As chuvas irregulares em novembro e dezembro, muito abaixo do esperado, fizeram com que os mananciais e os níveis dos rios ficassem baixos.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Estamos com problema de falta de chuva bem distribuída. Isso pode afetar as plantações, principalmente as de milho, que têm previsão de quebra de safra por causa dessa falta de chuva no Extremo-Oeste”, diz o pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda.

As estações hidrológicas armazenam e transmitem dados hidrológicos ao monitorar os níveis dos rios. Segundo Miranda, desde 2017 não tem chovido como o esperado, mas a situação se intensificou em 2019. Nos últimos dois anos, choveu 900 mm a menos no Estado.

Em situação de emergência estão as estações nos municípios de Alfredo Wagner, Mondaí, Romelândia,  Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho, Coronel Freitas, Pinhalzinho, Saudades, Joaçaba, Tangará, Concórdia e Itapiranga.

Até o momento, em 2021, a região Oeste está com 12% a menos de chuva quando comparado à média histórica. No Meio-Oeste, choveu 16% a menos.

Em setembro e outubro choveu até mais do que o esperado, mas agora não. Mesmo que chova mais, como é o esperado para a segunda quinzena de janeiro, não tem como recuperar o passado, como viemos com a estiagem desde 2019”, reforça o pesquisador.

Economia de água: orientações básicas:

  • Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
  • Evite lavar o carro neste período
  • Evite banhos demorados
  • Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
  • Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
  • Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.