Educação Notícias

Cooperativas de Santa Catarina aprimoram processos de liderança com cursos in company

FAE Business School de Blumenau leva a proposta de intercooperação e troca de experiências para colaboradores das cooperativas, que conseguem implementar melhorias em suas áreas de atuação

O cooperativismo catarinense registra crescimento, sob todos os ângulos, a cada ano que passa. Segundo dados do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), a receita total do setor passou de aproximadamente R$ 34 milhões em 2017 para cerca de R$ 50 milhões em 2020. O número de cooperados cresceu: em 2020 fechou em cerca de 3 milhões contra 2,3 milhões em 2017. A quantidade de empregados também aumentou nesse período, passando de cerca de 61 mil para 73 mil trabalhadores atuando no setor.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Buscando atender às necessidades da gestão desse segmento, desde 2014 a FAE Business School em Blumenau (SC) mantém uma parceria com as cooperativas do estado para o desenvolvimento de cursos in company, especialmente para projetos de liderança. Funciona assim: a universidade desenvolve o programa do curso conforme as necessidades das cooperativas, propiciando intercooperação e troca de experiências mais assertivas, já que o programa do curso é todo pensado com base nas ‘dores’ do setor das cooperativas. A grade de disciplinas é montada de acordo com um briefing para que as lacunas, as deficiências e até mesmo as potencialidades das mais diversas áreas da empresa sejam identificadas. No último curso, finalizado este ano, participaram 282 colaboradores de dez das 13 cooperativas de crédito do sistema Ailos de Santa Catarina.

Por meio de atividades práticas, tarefas realizadas a partir de uma problemática gerada por disciplina, os estudantes conseguem aprender ou aprimorar suas funções”, explica a coordenadora da pós-graduação da FAE em Blumenau e Itajaí, professora Juliana Olbrzymek. Ela lembra ainda que o trabalho de conclusão do curso in company é realizado em formato de projeto empresarial aplicado, que utiliza um modelo de solução autoral, ou seja, o aluno desenvolve uma solução a partir de pesquisa acadêmica científica. “Essa solução considera determinado universo, para solucionar um problema real vivido em seu cotidiano, na sua área de atuação ou áreas afins”, explica Juliana.

A analista de Educação Corporativa do Sistema Ailos, Pâmela Zibell, ressalta o resultado prático do programa. “É uma ótima oportunidade para aliar a teoria à prática, pois os professores são extremamente capacitados. Sem falar que as visões diferentes das cooperativas são trazidas para a sala de aula, o que enriquece o debate e traz melhorias para todos”, destaca.

Em Santa Catarina, a quantidade de cooperativas do ramo de crédito é a campeã, com registro de 62 unidades em dezembro de 2020. Em seguida estão as que atuam no ramo agropecuário (46) e, depois, as do transporte (44). Por fim estão as cooperativas de infraestrutura, saúde, consumo, trabalho e produção de bens e serviços. Dentro da Ailos, um dos grandes desafios, segundo Pâmela, era mensurar o resultado dos programas desenvolvidos, e a FAE conseguiu auxiliar na evolução desse processo com o curso in company. “No curso, os participantes obtiveram insights, conseguiram olhar melhor para os processos do sistema, aplicando o que foi aprendido em sala de aula. Ou seja, a partir do conteúdo do curso, nossos colaboradores conseguiram implementar melhorias, cada um em sua área”, destaca Pâmela.

O colaborador da Viacredi, Leandro de Mello, tem formação em Administração e participou do último curso in company da FAE. Ele conta que a iniciativa é assertiva, pois possibilitou uma formação 100% voltada para a sua necessidade no trabalho. “Todo o conteúdo aprendido se interconecta inteiramente nas diferentes matérias e consigo aplicá-lo na minha organização, potencializando nosso desenvolvimento e crescimento. No programa do curso, já podemos construir um cenário em que colocamos em prática os conhecimentos adquiridos, tanto na parte de gestão de pessoas como na otimização de processos e conhecimento de mercado. Além do networking e da troca de experiências gerados”, conta Leandro.

Juliana ressalta o benefício de mão dupla proporcionado pelos cursos in company. “A empresa ganha com o aumento do nível de conhecimento dos alunos e a implementação de prática na empresa, a partir da experiência, conteúdos e interações sociais realizadas em sala de aula. Os alunos/colaboradores ganham novos conhecimentos e aptidão para a prática na empresa. Isso sem mencionar o fator motivacional, quando a empresa trata o programa como um benefício ao colaborador”, analisa.

O professor de Microeconomia e Política Econômica da FAE Centro Universitário, Eugenio Stefanelo, destaca que o cooperativismo é fundamental para o bom andamento de diversos setores, principalmente para o agronegócio, cujo segmento de produção primária é extremamente beneficiado. Ele explica que os pequenos e médios produtores de grãos, por exemplo, conseguem aumentar os seus lucros por intermédio das cooperativas. “Paraná e Santa Catarina são os estados mais fortes do país quando falamos em cooperativismo”, afirma. Em Santa Catarina, destaca-se a produção de carne suína, sendo que o estado é o primeiro neste ramo no Brasil (seguido pelo Paraná, que é o segundo). “As pequenas e médias propriedades não se manteriam com fôlego se não fossem as cooperativas, que têm investido muito em agroindustrialização”, comenta o professor. Para ele, a expertise da FAE nos cursos in company promove melhorias na gestão das empresas.

Grupo Educacional Bom Jesus

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.

A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas.

Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:

Literal Link
Mara Andrich


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.