Objetivo da Prime Desenvolvimento era centralizar a gestão completa do recrutamento
Uma das maiores dificuldades encontradas pelas consultorias de Recursos Humanos é gerenciar os inúmeros contratos e processos de clientes, especialmente quando se trata de BPO (Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócios).
Este é o caso da Prime Desenvolvimento Empresarial, consultoria com soluções para administração, estratégia organizacional, gestão de pessoas e de processos, oferecendo serviços de consultoria em gestão e desenvolvimento organizacional; treinamentos, cursos e palestras; mentoria empresarial e executiva; estratégias de RH e recrutamento e seleção por competências.
A empresa assume o processo seletivo de seus clientes no modelo BPO e busca candidatos com as competências técnicas e comportamentais necessárias para a empresa cliente.
Com a adoção da plataforma da abler, empresa criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos de forma ágil e prática, a Prime conseguiu reduzir o volume de trabalho em 70%, centralizando a gestão completa do recrutamento.
Como era feito o trabalho antes?
O trabalho de uma consultoria como a Prime é árduo, pois é necessário lidar com diversos clientes ao mesmo tempo e cada um deles tem várias vagas em aberto. Juliana Schmitz, diretora da Prime, conta que o processo de recrutamento e seleção era totalmente manual e a gestão feita em uma planilha de Excel. “Mesmo sendo de grande ajuda, uma planilha não consegue exercer a função de auxiliar um processo inteiro tão bem, pois não é uma ferramenta feita para isso, o que acaba tornando o trabalho difícil, dada a necessidade de alimentar várias planilhas”, relata.
Além da complexidade de fazer um processo seletivo com uma planilha, a consultoria também tinha outra grande preocupação, a divulgação das vagas. “Tínhamos bastante trabalho para a publicação das ofertas de emprego em diversos portais e na gestão dos candidatos em todos estes sites, pois poderia haver duplicidade de candidaturas e a chance de cometer erros eram muitas com um processo tão complexo”, comenta Juliana.
Com a aquisição da plataforma da abler, a Prime Desenvolvimento sanou diversos problemas que tinha para finalizar seus processos seletivos, como a publicação e o gerenciamento de vagas em portais de divulgação pois, com o software da abler, as vagas são divulgadas automaticamente em mais de 35 sites de emprego sem acréscimo de valores ao contrato.
O gerenciamento dessas vagas divulgadas ainda fica na abler, pois os interessados fazem um cadastro na plataforma para candidatar-se, centralizando todo o processo.
A otimização dos processos e a automação de diversas tarefas ajudam os consultores que podem focar em outras etapas que necessitam de mais atenção, conseguindo melhores resultados para seus clientes.
De acordo com a diretora da Prime, a consultoria agora consegue fechar vagas com mais agilidade e assertividade. “Mas não só isso, o volume de trabalho que demandava muito tempo e muitas planilhas foi reduzido em cerca de 70%”, comemora Juliana.
Além disso, ela destaca que com o uso da abler, a Prime conseguiu “promover uma comunicação ágil com os candidatos e transparência nas etapas porque a plataforma permite enviar um e-mail e até uma mensagem via WhatsApp para os candidatos”.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 250 clientes por todo o Brasil e mais de 33 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 7 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 2,5 milhões de profissionais cadastrados.
Carolina Lara
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.