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Brasileiro lê mais e vendas de livros crescem 32% em 2021

Brasileiros compraram 49,6 milhões de livros em 2021, número superior aos 37,3 milhões em 2020, e os descontos nos preços estão entre os motivos que do aumento na leitura em 2021 fazemdp as vendas de livros cresceram 32,7% no período em relação ao ano passado, com faturamento de R$ 2 bilhões.

Foram vendidas 49,6 milhões de unidades em todo o País, ante 37,3 milhões em 2020. O número representa um livro para cada 4,2 habitantes em 2021, e um livro para cada 5,6 habitantes em 2020. A receita das livrarias em 2021 é 31,3% maior do que a registrada no último ano (R$ 1,5 bilhão).

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Os dados são do Painel do Varejo de Livros no Brasil, feito pelo Nielsen BookScan e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Para essa expansão na venda de livros contribuíram os descontos concedidos pelo setor, que derrubaram o preço médio, apesar da inflação para o exercício, estimada em mais de 10%.

Segundo o gestor da Divisão Nielsen Book Brasil, Ismael Borges, o desconto observado foi o maior dos dois últimos ciclos anuais, alcançando 25,5%. Isso, segundo o especialista, representa 2,81 pontos percentuais acima do desconto médio praticado em 2020.

Influência da Black Friday nas vendas de livros

Conforme a pesquisa, as ações promocionais da Black Friday foram fundamentais para ajudar no volume e faturamento do setor.

A sondagem revela que entre os dias 8 de novembro e 5 de dezembro de 2021, foram vendidos no país 5,7 milhões de livros, com movimentação financeira de R$ 216,8 milhões. Os números representam altas de 30,5% em volume e 32,5% em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2020, o 12º período registrou a venda de 4,3 milhões de exemplares, resultando em receita de R$ 163,6 milhões. A pesquisa aponta que a quantidade de ISBNs (espécie de identidade para publicações) comercializadas também subiu em comparação a 2020, alcançando diferença positiva de 11,2%.

Segundo o SNEL, esse número indica que as editoras passaram a publicar mais títulos e os consumidores estão em busca de novidades, o que confirma o crescimento do hábito da leitura no Brasil.

Sobre a pesquisa

Para a realização do painel, os dados são coletados diretamente do caixa das livrarias, comércio eletrônico e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados virtualmente e atualizados a cada semana.

O Nielsen BookScan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, está presente em 11 países (Reino Unido, Irlanda, Austrália, Itália, Espanha, Polônia, Nova Zelândia, África do Sul, Índia, México e Brasil), e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.

O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

(Agência Brasil)


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