Agricultura Notícias

Apicultura catarinense é destaque em qualidade

O Sul do Estado se destaca com a produção de aproximadamente 400 toneladas de mel por ano

Jair Carlesso, da linha São Paulinho em Tangará (SC), atua há mais de 20 anos na produção de mel. Ele e a família contam com uma Casa de Processamento de Mel e possuem o credenciamento do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que habilita a comercialização para todo o Estado de Santa Catarina. “Oitenta por cento de nossas vendas são comercializadas aqui em nossa propriedade, que tem um ponto turístico que faz parte do Circuito de Caravágio”, conta.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Somente em 2020, Jair comemorou uma produção de cinco toneladas de mel. Em 2021, o volume reduziu em função do frio intenso e das chuvas que resultaram na perda de boa parte da florada. Mas, mesmo que em quantidade reduzida, a família tem um excelente produto para oferecer ao mercado.

A qualidade está entre as prioridades da família que acompanha as inovações para garantir o melhor produto ao consumidor. Pensando nisso, o produtor ingressou no grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com foco para a apicultura em maio de 2021. Segundo Carlesso, “a iniciativa representou uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre o manejo das abelhas e implementar melhorias na produção de mel”, afirma.

O Programa ATeG ampliou, em 2021, a atuação no segmento e já contabiliza expressivos resultados em vários estabelecimentos rurais. Atualmente, são atendidos 270 produtores de mel de 51 municípios de Santa Catarina. O objetivo é acompanhar a produção dos apicultores, auxiliar no trabalho de campo e orientar no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios.

A coordenadora do programa no Estado, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que a ação auxilia na organização das propriedades e no aperfeiçoamento técnico da atividade. Para isso, oferece acompanhamento técnico mensal, o que traz mais segurança na tomada de decisões e amplia as oportunidades de investimento e de mercado. Desde 2016, foram atendidos mais de 350 produtores que elevam significativamente a produtividade com a adoção de novas técnicas de manejo e gestão.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que Santa Catarina tem grande potencial de desenvolvimento da apicultura e, por isso, a entidade investe na profissionalização do setor. “Temos o mel que foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo, título que muito nos orgulha e motiva a busca de ações para continuar fortalecendo a cadeia produtiva”.

Segundo Pedrozo, atualmente 17 mil famílias com 300 mil colmeias produzem 7,5 mil toneladas de mel por ano. “Além de abastecer o mercado interno, a produção possibilita garantir exportação especialmente para os Estados Unidos e para a Alemanha, o que também coloca Santa Catarina como o maior exportador do Brasil”.

O dirigente reforça que o Senar/SC vem contribuindo, juntamente com o apoio de outras entidades e órgãos, para a conquista desses números. “Com a ATeG conseguimos qualificar a produção, com acompanhamento direto no campo, melhorar os resultados com assistência técnica e gerencial aos apicultores e fortalecer o setor com investimentos na base”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, também destaca a contribuição do programa para a melhoria da produtividade. “Os resultados que tivemos até o momento só confirmam o quanto é importante seguirmos investindo na assistência técnica e gerencial aos apicultores do Estado. Temos uma atividade em plena ascensão com um produto que conquistou destaque no mundo todo. Seguimos com o compromisso de continuar fortalecendo o setor e o objetivo é ampliarmos ainda mais o atendimento aos produtores”.

PROGRAMA

A assistência técnica e gerencial nas propriedades possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Em um período e dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e controlam de perto a evolução da atividade. O trabalho tem transformado os manejos com orientações sobre controle da nutrição, sanidade, genética, manejo dos espaços, controle populacional e análise de gestão.

Atualmente, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial em apicultura é realizado em várias regiões com a parceria dos Sindicatos Rurais de São José, Itapiranga, São Lourenço do Oeste, Orleans, Lebon Régis, Tangará, Pinhalzinho e Itaiópolis. Os técnicos de campo, prestadores de serviço que acompanham as atividades são: Peter Hans Pessoa de Mello Muller, Jonas Wilhelm Veit, Mardiori Souza, Ricardo Scasso, Lucas Solle, Luiz Celso Stefaniak, Guilherme Henrique Karlinski e Enio Frederico Cesconeto.

O Sul do Estado se destaca com a produção de aproximadamente 400 toneladas de mel por ano. São 30 pequenos, médios e grandes produtores atendidos. Segundo Ricardo Scasso, a safra de 2020 registrou 50% de aumento na produção, uma colheita atípica impulsionada pelo favorecimento climático.

De acordo com Luiz Celso Stefaniak, o vale do Rio do Peixe é uma das mais recentes regiões atendidas pelo projeto. As atividades iniciaram em abril de 2021 e contam com a participação de 30 apicultores. As atividades em andamento contemplam padronização de colmeias; conforto térmico das abelhas pelo uso de barreiras do ar frio no alvado, limpeza do ninho, seleção genética, identificação das colmeias por número, produção de rainhas geneticamente selecionadas e produção de exames.

Quem tiver interesse em fazer parte de um grupo da ATeG em Santa Catarina deve entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região ou com o Senar/SC pelo telefone (48) 3331-9700.

Por: Agrolink & Assessoria