Economia Trabalho

DEVinHouse: ACATE e Senai buscam empresas parceiras para apoiar formação de desenvolvedores

Programa voltado para capacitação de profissionais da área de TI está com inscrições abertas para empresas interessadas em apoiar a formação de desenvolvedores 

O DEVinHouse, programa de formação de desenvolvedores realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em conjunto com SENAI, está com inscrições abertas para empresas de tecnologia interessadas em apoiar a capacitação de novos profissionais para o setor. O prazo segue até 29 de abril. Através da parceria, as empresas patrocinam o processo de formação dos talentos e se comprometem a contratar até 15 participantes da turma. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O programa tem o objetivo de fortalecer o setor de tecnologia catarinense, promovendo a formação de profissionais para preenchimento de vagas abertas na área de programação de software. Em Santa Catarina, estima-se que em 2022 sejam abertas mais de 3 mil vagas para desenvolvedores, conforme pesquisa de mapeamento de vagas realizada pela ACATE

De acordo com Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, o programa é uma oportunidade para as empresas se conectarem com profissionais preparados para atender as demandas do setor. “As empresas de tecnologia precisam contratar profissionais com habilidades técnicas e que se integrem rápido ao time, o programa DEVinHouse é uma iniciativa que proporciona a conexão entre as empresas e jovens talentos que estão buscando complementar a sua formação na área de desenvolvimento de software”, afirma.

A capacitação realizada pelo DEVinHouse forma profissionais conforme as necessidades das empresas em linguagens de programação e tem a duração de 900 horas, divididas em nove meses. Neste período, as empresas já podem selecionar os talentos que integrarão seus times de desenvolvimento e, assim, agilizar o preenchimento de vagas.

A metodologia do DEVinHouse também proporciona uma menor curva de aprendizado e um onboarding assertivo, pois prepara o participante de acordo com os processos, métodos e cultura da empresa que pode vir a contratá-lo. Desde novembro de 2020, o programa já formou 225 novos desenvolvedores. As empresas apoiadoras participam ativamente desde o início da formação da turma patrocinada, promovendo atividades como a cocriação do currículo e a interação entre seus desenvolvedores seniores e os candidatos às vagas de DEV Junior. Já foram patrocinadoras de turmas do DEVinHouse as empresas Involves, Softplan, Paripassu, NDD, Teltec Solutions, Conta ZAP, Way2, Pixeon, Paradigma, Senior, BRyTecnologia, Audaces e Conecta Nuvem.

“A participação de empresas da área de tecnologia na formação DEVinHouse é de grande importância para a  qualificação destes profissionais alinhada às reais necessidades do mercado, identificação de talentos e contribuição para o desenvolvimento da economia e sociedade como um todo.  Os profissionais em formação, aprimoramento ou em  transição de carreira têm a oportunidade de ir além do conhecimento técnico, tendo um aprendizado totalmente hands on e aprimorando suas soft skills a cultura e valores da House (empresa parceira)”, reforça Priscila Cesconetto, coordenadora de Mercado do Centro de Educação Digital do SENAI SC. 

As empresas de tecnologia interessadas em apoiar o programa podem fazer a inscrição neste link https://devinhouse.tech/devinhouse-empresas/.

Nathália Melo Estagiária | Assessoria de Imprensa