Educação Notícias Tecnologia

Últimos dias para se inscrever na Maratona Tech

Competição tecnológica reunirá alunos do 9° ano do Fundamental e do Ensino Médio e já tem mais de 150 escolas inscritas de todo o Brasil

Uma olimpíada inovadora promete desafiar estudantes do Ensino Médio e 9º ano a desenvolverem soluções ligadas à tecnologia. Essa é a proposta da 1ª Maratona Tech, que está com inscrições abertas para escolas de todo o Brasil até a próxima quarta-feira, dia 27 de abril. Para se cadastrar, um representante ou professor da instituição de ensino deve acessar o site maratona.tech e preencher o formulário.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Realizada pela ONG Associação Cactus, com o patrocínio das empresas iFood, XP Inc., VTEX, Arco Instituto, Buser, Fundação Behring e Telles Foundation, a iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela área de tecnologia ainda na fase escolar. Ao mesmo tempo, a intenção é estimular o aprendizado em sala de aula. Desde o lançamento, no final de março, a Maratona Tech já recebeu mais de 150 inscrições, incluindo escolas de 18 estados brasileiros. A meta agora é impactar até 120 mil estudantes, para que a competição de fato seja acessível a cada vez mais jovens.

Estamos muito animados com a adesão à Maratona Tech até agora e queremos ampliar ainda mais o acesso nessa etapa. Quanto mais escolas se inscreverem, mais jovens terão oportunidade de desbravarem essa área. Estamos falando de formação e futuro, é ótimo que se plante essa sementinha logo cedo”, afirma Jefferson Vianna, fundador e presidente da Associação Cactus.

A Maratona Tech será dividida em duas fases: a primeira vai de 9 de maio a 30 de junho, quando os desafios contarão com o apoio de professores previamente capacitados, e estarão abertos a todos os alunos das escolas participantes que tiverem interesse. Do total de estudantes, os 5% que se saírem melhor na gincana passam de fase. Na segunda etapa, que se estende de agosto a setembro, os selecionados terão como desafio programar uma história digital relacionada às suas perspectivas para o futuro. A ideia é ajudar a desenvolver o pensamento computacional dos jovens – requisito tão importante para a educação atual. Os 600 destaques serão premiados com medalhas e bolsas para continuar os estudos na área de tecnologia.

Das inscritas até o momento, a maior parte (94%) são escolas públicas. A maioria é da região Nordeste, com destaque para os estados de Pernambuco e Paraná. Para que as escolas conheçam a iniciativa, a ONG Associação Cactus promoveu uma live apresentando o projeto e tirando as principais dúvidas, você pode assistir neste link.

A professora Yasmim Gama, do Colégio Militar de Imperatriz (MA), foi uma das primeiras a se inscrever. “Ações como a Maratona Tech ajudam as escolas a criarem uma cultura de tecnologia, despertando o interesse do aluno por aprender mais sobre o tema”, ressalta.

A Maratona Tech reúne sete empresas patrocinadoras que possuem sinergia com essa ideia, tendo em vista que a tecnologia é responsável por transformar o dia a dia das pessoas por meio de novas descobertas científicas, mas ainda é preciso promover a inclusão na área para que essa realidade faça sentido para todos.

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem mais de 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

Sobre a Buser

A Buser nasceu com a missão de promover serviços de transporte melhores e a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a empresa promoveu o fretamento colaborativo com uma plataforma para conectar viajantes a empresas de ônibus no qual os passageiros dividem a conta final do fretamento. Nos últimos meses, a startup evoluiu, passando a ser uma plataforma de mobilidade coletiva multisserviços, atuando também como marketplace de passagens, em parceria com grandes companhias, e agora com o Buser Encomendas. Com 6,5 milhões de pessoas cadastradas na plataforma digital, a empresa conta com mais de 400 parceiros (entre fretadores e viações maiores), utilizando mais de 1.200 ônibus. Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.

Sobre a VTEX

A VTEX (NYSE: VTEX) fornece uma plataforma SaaS (software-as-a-service) de comércio digital para grandes empresas e varejistas. Nossa plataforma permite que os clientes executem sua estratégia de comércio, incluindo a construção de lojas online (ecommerce), a integração e o gerenciamento de pedidos através de diferentes canais, e a criação de marketplaces para vender produtos de fornecedores terceirizados. Fundada no Brasil, a VTEX tem sido líder em acelerar a transformação do comércio digital na América Latina e está expandindo globalmente. Nossa plataforma é projetada para padrões e funcionalidades de nível empresarial. Temos confiança de mais de 2.400 clientes, que contam com a VTEX para se conectar com seus consumidores de uma forma significativa por meio de 3.200 lojas online ativas em 38 países (dados do ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2021). Vagas abertas: careers.vtex.com.br

Sobre o Arco Instituto

Lançado publicamente em 2021, o Arco Instituto é uma organização sem fins lucrativos e foi criado para estruturar e ampliar as ações de terceiro setor realizadas pela Arco Educação. Por meio de parcerias com organizações sociais, o instituto tem o propósito de empoderar jovens a irem além do que imaginavam ser possível, por meio da Educação. Em 2021 apoiou 23 organizações sociais que impactaram mais de 100 mil jovens. Informações: https://arcoinstituto.com.br/

Sobre a Associação Cactus

A Associação Cactus surgiu em 2014, na cidade de Tauá-CE, com o objetivo de transformar a vida dos jovens brasileiros, por meio da educação e da criação de uma cultura de protagonismo. Atuamos em quatro grandes frentes com os nossos municípios parceiros: trilhas olímpicas, consultoria pedagógica, olimpíadas e maratonas próprias e oportunidade alumni. Fomentamos a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento, sejam elas próprias ou externas, e oportunizamos bolsas para os jovens destaques. Nos últimos anos crescemos de maneira exponencial, passando de 15 cidades atendidas no início de 2020 para 84 cidades em 2022, já tendo impactado mais de 90 mil jovens via nossos programas e, apenas em 2021, tivemos 614 alunos premiados na OBMEP. Informações: https://associacaocactus.com.br/

Sobre a XP Inc.

A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,5 milhões de clientes e R$ 873bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse o site www.xpinc.com [xpinc.com]

Lauro Rocha
Jornalista


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.