Notícias Turismo

Alfredo Wagner na Rota dos Tropeiros

Nas últimas duas décadas o panorama das peregrinações realizadas no Brasil vem sendo incrementadas com a entrada em cena das novas rotas.

Uma das rotas de peregrinações que foram criadas há pouco mais de 2 anos foi a Rota dos Tropeiros, que inicia-se em Lages, passa por Bocaina do Sul, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Florianópolis. Essa rota é feita todos os anos por grupos de Peregrinos de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

No ano de 2022, três grupos já partiram de Lages em busca da Ilha de Santa Catarina como fizeram os primeiros tropeiros: o primeiro grupo no dia 02/04, o segundo grupo no dia 14/04 e o terceiro grupo no último dia 23/04.

Os peregrinos fazem a mesma rota que os tropeiros faziam no final do século 19 e no início do século 20. A rota era usada para o transporte alimentos, conduzindo tropas de mulas e boiadas de um município para o outro.

O declínio deu-se quando caminhões passaram a fazer transporte de gado, em meados do século XX.

Os peregrinos fazem parte da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. A ACACSC já realizou caminhadas em Alfredo Wagner, visitando o Soldados do Sebold e o Morro do Trombudo.

Segundo José Luiz Ferreira, presidente da associação, “o Caminho dos Tropeiros é promovido pela ACACSC desde 2015 e procura lembrar a epopeia dos tropeiros em Santa Catarina. A caminhada de 220 quilômetros, inicia em Lages e termina em Florianópolis. Mesclando estradas rurais e ruas de várias vilas do interior e sedes de municípios, a caminhada é feita ora no topo de uma montanha, com ampla visão do horizonte, ora nos vales, por onde se aligeiram rios e riachos de águas frescas e límpidas. Um convite à contemplação e à reflexão“.

A ACACSC formou-se a partir de um grupo de pessoas que havia trilhado o Caminho de Santiago de Compostela ou que almejava algum dia fazê-lo. A intenção era compartilhar os conhecimentos, efetuar caminhadas de preparação e divulgar o Caminho de Santiago de Compostela.

A associação tem registro junto à Xunta da Galícia, na Espanha e, desta forma, pode a fornecer a Credencial do Peregrino aos interessados, assim como orientações aos que pretendem percorrer o Caminho de Santiago.

A associação promove caminhadas periódicas, entre elas a Rota dos Tropeiros, onde seus associados confraternizam e compartilham os conhecimentos.

Para participar das caminhadas organizadas pela ACACSC não é necessário ser associado. Porém, os associados têm preferência nas inscrições aos eventos e pagam valores diferenciados.

O principal evento é o Caminho da Ilha, caminhada de oito dias, circundando a Ilha de Santa Catarina, com aproximadamente 180km. Ele é realizado no mês de novembro de cada ano e, eventualmente em outras datas.

Os Peregrinos ao passarem por Bocaina do Sul, foram recebidos pelo Prefeito João Eduardo Della Justina, e pela Secretária de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Leujane Pereira Sutil que comentou as visitas “é de grande importância a passagem dessas pessoas por nosso município. Quero dizer que é muito gratificante recebê-los, são grupos animados, pessoas de todo o país e alguns estrangeiros. Ficamos muitos satisfeitos quando por aqui passam, já que eles fazem a divulgação do nosso município lá fora e deslumbram das nossas belezas naturais”.

O Tema do Grupo é Rota dos Tropeiros – Muito Mais que um Caminho.

Ficou interessado? Conheça o site: https://amigosdocaminho.com.br/