É possível observar de perto a paisagem de Soldados Sebold por meio do trekking – Foto: Renan Schuller
Belezas de Alfredo Wagner/SC Fotografia Notícias Turismo

ND+ apresenta Alfredo Wagner como a cidade ideal para a prática de trekking

Trekking é uma modalidade de caminhada feita em locais que possibilitam maior contato com a natureza. Trata-se de uma atividade física que tem por objetivo explorar trilhas naturais e montanhas, podendo ser realizada em caráter de lazer ou competição por qualquer pessoa saudável que possua o mínimo de preparo físico.

A jornalista Patrícia Sthall Gaglioti em matéria para o portal ND+ comenta que “as formações rochosas de Soldados Sebold, em Alfredo Wagner, são um convite para quem curte praticar trekking

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A matéria com informações e ilustrada com fotografias de Renan Schuller, é detalhada apontando os diversos roteiros que se pode seguir para quem deseja fazer a caminhada e contemplar lindas paisagens.

A menos de 2 horas ou 115 quilômetros de distância de Florianópolis, informa a matéria, no caminho entre a capital e a Serra Catarinense, fica a cidade de Alfredo Wagner. A 500 metros acima do nível do mar, o município conta com uma geografia incrível para quem curte praticar trekking – as famosas caminhadas em trilhas em meio a florestas e montanhas.

São cinco as sugestões de caminhada, cujos detalhes poderão ser lidos na reportagem:

1. Trekking pela Trilha Clássica

Esta é a principal trilha para quem quer conhecer Soldados Sebold. O caminho conduz o praticante de trekking até a base da formação rochosa, de onde poderá avistá-la debaixo. Ao todo, São 12 quilômetros percorridos em cerca de 6 horas. É uma trilha considerada de nível moderado.

2. Trekking na Base de Soldados Sebold

O caminho que leva até o mirante com vista panorâmica para Soldados Sebold é uma continuação da Trilha Clássica. O percurso até as pedras é considerado de nível difícil, devido a uma subida intensa de 300 metros, mas intensa, tendo que passar um trecho com cordas.

3. Trekking pela Cascata das Andorinhas

A Cascata das Andorinhas é uma queda d’água de mais de dez metros de altura que escorre pela fenda de um cânion, aberta pela própria ação das águas há milhões de anos. Ganhou esse nome por se tornar dormitório das andorinhas, que saem pela manhã e só retornam ao cair da tarde.

4. Trekking no Cânion Lajeado

Este trekking vai te levar para dentro do Cânion Lajeado, uma formação rochosa de cerca de dez metros de altura e 150 metros de comprimento. É neste cânion que brotam algumas das nascentes do Rio Itajaí-Açu, que cruza mais de dez cidades de Santa Catarina.

5. Trekking no Arranha Céu

Que tal observar as formações rochosas da Serra Geral por cima? Do Mirante Arranha Céu, um ponto de observação a 1.700 metros de altura, é possível conferir toda a exuberância da extensão montanhosa e do vale. O caminho até lá é percorrido na companhia de um riacho.

O trekking na Trilha Base de Soldados Sebold é considerado nível difícil – Foto: Renan Schuller
A recomendação para fazer trekking no Cânion Lajeado é com acompanhamento de guia – Foto: Renan Schuller
Trekking no Arranha Céu – Foto: Renan Schuller

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.