Do carrinho de compras virtual ao varejo físico, ferramentas auxiliam lojistas a maximizarem a receita em datas de alta demanda
O Dia dos Namorados traz perspectivas positivas para o varejo físico e digital neste ano. Apesar do cenário econômico pouco favorável, com inflação e juros altos, a expectativa é que o público aproveite a data para ir às compras, assim como aconteceu no Dia das Mães. De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado, as vendas na semana de 02 a 08 de maio cresceram 18,1% em comparação a 2021, com aumento de 20% na busca por produtos no varejo físico. Mas o varejo online também deve se beneficiar da data. Conforme relatório elaborado pela Neotrust, o varejo digital faturou R$6,5 bilhões no Dia dos Namorados em 2021, com aumento de 15,3% no ticket médio de compra, que chegou a R$464.
Para potencializar as vendas nesse período, e-commerce e varejo físico podem contar com a tecnologia. Soluções que ajudam a convencer clientes indecisos, reduzir valores de frete, atender compradores em múltiplos canais e solucionar a ruptura de estoque — grande desafio do setor em momentos de alta demanda — permitem que lojistas explorem todo o potencial de incremento de receita que datas comemorativas como o Dia dos Namorados oferecem. Conheça alguns exemplos de ferramentas que podem aumentar as vendas:
Cuidados no checkout podem garantir vendas no e-commerce
Cerca de 80% das pessoas têm o hábito de abandonar as compras online no carrinho, segundo pesquisa da Opinion Box. Para driblar o problema, uma dica é contar com um time de vendas para entrar em contato com esses consumidores e entender o que aconteceu. “Além de recuperar clientes, esse contato pode gerar um aumento nas vendas, já que é possível utilizar estratégias de upsell, oferecendo produtos adicionais com desconto, por exemplo”, explica Betina Wecker, VP de Novos Negócios da Appmax — startup que oferece soluções focadas em maximizar os resultados de empreendedores digitais. A empresa oferece esse serviço especializado e também possui um sistema antifraude híbrido, que reduz o número de recusas no momento do pagamento. As estratégias são capazes de gerar um aumento de até 110% no faturamento do e-commerce, enfatizando a importância do checkout para o sucesso das vendas online.
Solução para gestão de fretes diminui taxas e evita desistências em compras online
No Brasil, 62% dos consumidores abandonam um pedido por má experiência durante a compra online. Destes, 65% desistem por alto valor do frete e 44% quando há prazos de entrega muito longos, segundo dados da CX Trends 2022. Para Adriano Rengel, gerente de Sucesso do Cliente, com foco em Transportes, da Magazord — plataforma com soluções completas para e-commerce —, o problema é que, dificilmente, um lojista de pequeno a médio porte conseguirá manter uma variedade de transportadoras para cobrir todo o território brasileiro. “Consequentemente, a loja fica limitada às opções de fretes da parceira e perde vendas quando extrapolam os valores ou tempo esperados pelos clientes”, explica.
A Magazord processa aproximadamente 400 mil pedidos por mês, e essa alta volumetria é decisiva na negociação da taxa de frete para seus clientes: valor médio de R$13,90. A vantagem competitiva atrelada à tecnologia, também dá liberdade para que as lojas façam campanhas de frete grátis ou conforme regras personalizáveis. “Geralmente, busca-se o menor valor de envio, mas, em datas como o Dia dos Namorados é possível a priorização de entregas mais rápidas, mesmo que custe um pouco mais. Por isso, no momento da compra, a solução identifica e apresenta três opções mais relevantes para o CEP informado: econômica, tradicional ou expressa. Deixando à escolha ao consumidor”, complementa Rengel.
Ferramenta auxilia no atendimento omnicanal
Apesar do aumento das vendas no e-commerce, o varejo físico continua impulsionando a receita das empresas. Uma pesquisa realizada pela Forrester prevê que 72% das compras no varejo dos EUA ainda ocorrerão em lojas físicas em 2024. Os últimos anos mostraram que as lojas físicas e virtuais irão conviver juntas, sem que uma se sobreponha totalmente à outra. Estar preparado para oferecer a melhor experiência de compra, independentemente do canal que o consumidor escolher, é o principal desafio. O Manhattan Active Omni é um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento, engajamento do cliente e ponto de venda.
Com a tecnologia da Manhattan Associates é possível ter uma visão completa dos consumidores, do histórico e das transações — independentemente do canal — com recursos de gerenciamento de casos, monitoramento de redes sociais e comunicação. “Oferecer uma boa experiência para o cliente requer uma abordagem totalmente interligada entre a loja física, online e aplicativo, com opções de atendimento que vão desde a coleta até a entrega em domicílio no mesmo dia. As ferramentas de precisão para visibilidade e disponibilidade de inventário do Manhattan Active Omni dão suporte a esse atendimento omnicanal”, explica Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates.
Solução que reduz ruptura e aumenta vendas do varejo físico
A ruptura é um dos grandes desafios enfrentados pelo varejo, e resolver esta questão pode gerar um incremento importante nas vendas. Isso porque, quando a pessoa compradora não encontra o produto na prateleira, ela tende a procurá-lo em outra loja ou substituí-lo por outra marca, prejudicando o varejista. A inteligência artificial é uma grande aliada para garantir que os itens estejam disponíveis na prateleira, assegurando a satisfação de quem vai às compras.
Um exemplo é o Involves Doors, ferramenta desenvolvida pela retail tech Involves, que usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU, disparando alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível. O Head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos. “Temos casos como o do Althoff Supermercados que recuperou mais de R$ 115 mil em vendas em três meses usando a solução”, finaliza.
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