Notícias Saúde

Dia do Nutricionista: confira áreas de atuação desse profissional

Hábitos mais saudáveis dos brasileiros e o mercado de trabalho

Neste 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. A data faz referência à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), em 1949. Segundo dados do Conselho Federal de Nutricionistas, o Brasil possui mais de 158 mil profissionais desta área, com perfil predominantemente formado por mulheres (94,1%) jovens entre 25 e 44 anos (80,9%).

A área da Nutrição está em expansão já há algum tempo. Além disso, a população está preocupada em alimentar-se melhor para que tenha longevidade e saúde. Tanto para manter a saúde, quanto recuperá-la é preciso ter acompanhamento nutricional”, opina a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Suely Bampi.

A seguir, a nutricionista elenca os principais campos de trabalho que o mercado oferece atualmente.

NUTRIÇÃO CLÍNICA
Depois de formado, o profissional pode atuar como autônomo, abrindo a sua própria clínica. Esta é a forma de atuação do nutricionista mais conhecida, prescrevendo dietas e trabalhando a reeducação alimentar de pacientes, para os mais determinados fins: emagrecimento, ganho de massa muscular ou para melhora de doenças, como o diabetes mellitus.

NUTRIÇÃO HOSPITALAR
Nos hospitais, a presença de um nutricionista é fundamental para que a alimentação oferecida aos pacientes esteja de acordo com a necessidade nutricional e patologia, colaborando para a sua recuperação. O nutricionista também é responsável por supervisionar o estado nutricional de cada paciente, bem como a dos conservação dos alimentos, preparo e distribuição nos leitos.

NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Essa é uma área que tem crescido bastante. A associação entre a alimentação e a prática de atividades físicas parece ser de extrema importância para melhorar o desempenho e performance.

INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Um campo com potencial crescente é indústria alimentícia. Todo alimento industrializado precisa seguir regras de processamento. Onde o profissional nutricionista atua desde o alimento até seu processamento final e distribuição.

SAÚDE COLETIVA
Unidades básicas de saúde, ambulatórios e departamentos governamentais contam com nutricionistas para identificar aspectos e problemas para ajudar a propor políticas públicas de redução de doenças como a obesidade, por exemplo, colaborando para a promoção da saúde coletiva.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.