Educação Notícias

Projeto Cooperativas Escolares impulsiona o empreendedorismo nos estudantes de Lauro Muller

Três escolas da rede municipal de Lauro Muller/SC implantaram projeto cooperativas escolares que são associações de estudantes com finalidade educativas, econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. A Prefeitura Municipal de Lauro Muller, através da Secretaria da Educação e dos Esportes coordena essa inovação que gera uma revolução de empreendedorismo e ação cooperativa nas escolas implantadas.

A COOPERLM, cooperativa escolar de Lauro Muller, foi o primeiro resultado prático do projeto e agora os produtos dos cooperados vão potencializar o desenvolvimento estudantil.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Fundamentada nas cooperativas de Rolante/RS (Rio Grande do Sul), no ano de 2022 a Secretaria Municipal de Educação e dos Esportes implantou em algumas escolas do Município (E.M.Lígia Chaves Cabral, E.M. Profº José Heleodoro Barreto Júnior e E.M. Hilário Pescador) o Projeto Cooperativas Escolares já mostra resultados impressionantes.

Cada escola buscou formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas, com base no trabalho e na cooperação. Tudo tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, cooperação e a realização de objetivos comuns. Segundo Aline Espíndola, ponto focal do Programa Escola Resiliente,  “o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes em todas as práticas dos estudantes“.

A implementação do Programa Cooperativas Escolares, por meio de uma educação cooperativa e empreendedora, incentiva o protagonismo de adolescentes e jovens proporcionando a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar. Oportuniza aos estudantes desenvolver-se de forma integral potencializando suas capacidades de liderança, de sustentabilidade e de gestão. Bem como, formar cidadãos cooperativos com responsabilidade, compromisso, comprometimento com a comunidade. Equidade para todos.

Segundo o secretário de educação Lucas Medeiros ”o aprendizado que os estudantes adquirem é para toda a vida ao realizarem pesquisa de campo para definir o produto a ser produzido construção e preenchimento das atas das reuniões e assembleias, o manuseio do livro caixa, fluxo de caixa entrada, saída, custo e lucro, gestão financeira, condução de reuniões, ao prepararem suas pautas e outras demandas. Esses eventos são muito importantes, pois promovem aos jovens o exercício da cidadania responsável, conscientes dos seus direitos e deveres“. O executivo municipal ainda destacou que foi construído pela equipe da Secretaria da Educação um projeto de lei com apoio da procuradoria municipal a ser enviado à Câmara Municipal para amparo legal às ações da cooperativa estudantil nas escolas.

A parceria com a Empresa CRESOL Pa Lauro Müller COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL E ECONOMIA COM INTERAÇÃO SOLIDÁRIA DAS ENCOSTAS DA SERRA GERAL – CRESOL ENCOSTAS DA SERRA GERAL forneceu formação para os professores e alunos.

Emerson Coan, presidente do Rotary Club de Lauro Muller testemunhou essas mudanças geradas com a realização do projeto destacando que “o Rotary Club de Lauro Muller  ficou extremamente impactado positivamente e temos o compromisso de auxiliar os projetos dos estudantes, pois os resultados são imediatos e visíveis no desenvolvimento estudantil“.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.