Análise Política Notícias Política

Apoiados por Lula, candidatos não conseguem reproduzir sua aprovação nas redes

Os dados são do software Vox Radar, especializado na análise de dados provenientes das redes sociais, encomendados pela startup O Pauteiro.

Desde o começo da campanha eleitoral, Lula (PT) tem somado mais citações positivas do que negativas no Twitter enquanto busca o seu terceiro mandato de presidente. Os candidatos aos governos apoiados por ele em estados chave, porém, não têm atingido o mesmo êxito.

Durante o mês de setembro, Lula teve – até a tarde da terça (20) – 52% de citações positivas em cerca de 2,8 milhões de postagens. Nesse mesmo período, Alexandre Kalil (PSD), seu candidato em Minas Gerais, contou com 22% de postagens com menções positivas, mesmo percentual de Marcelo Freixo (PSB), que disputa o Governo do Rio de Janeiro com apoio de Lula.

Com sucesso em pesquisas eleitorais ao Governo de São Paulo até o momento, Fernando Haddad (PT) também enfrenta resistência nas redes, registrando 21% de citações positivas ao longo de setembro. Até mesmo no Nordeste, região que apresenta predileção histórica por Lula, há dificuldade de aliados na rede. Danilo Cabral (PSB), que disputa o Governo de Pernambuco, conta com apenas 12% de citações positivas no Twitter ao longo de setembro. Os dados são do software Vox Radar, especializado na análise de dados provenientes das redes sociais, encomendados pela startup O Pauteiro.

Negatividade em alta
Dentre todos os citados, o que conta com cenário menos negativo é Kalil. O candidato do PSD tem 32% de menções negativas e 46% neutras. Já Freixo, tem 50% do total de citações ao seu nome em postagens negativas e 28% neutras. O caso de Danilo Cabral é emblemático por ele ter mais que o triplo de mais menções negativas (43%) do que positivas, além de 45% de citações neutras. Já Haddad tem quase o dobro de negativas (35%) e 44% neutras.


Lauro Rocha
Assessor de Imprensa


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.