Comportamento Economia Educação

ABREE e Prefeitura de Florianópolis realizam campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo

Ação será realizada no dia 15 de outubro e visa assegurar a destinação ambientalmente correta dos resíduos da região

No dia do Consumo Consciente, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – em parceria com a Prefeitura de Florianópolis (SC), realiza a coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. No dia 15 de outubro, das 9h30min às 17h, será disponibilizado um ponto de coleta para população local destinar de forma ambientalmente correta os equipamentos em fase final de vida útil. A ação tem como objetivo conscientizar os consumidores da região e será realizada no Trapiche da Avenida Beira Mar Norte. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para participar da coleta é recomendável separar todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que serão descartados. A equipe estará disponível no horário para recolher desde fones de ouvidos até geladeiras e dar início ao processo de logística reversa. 

“A ABREE busca sempre realizar parcerias que fortaleçam o processo da logística reversa, que tem como principal objetivo realocar esses produtos eletroeletrônicos em novos ciclos produtivos. Por isso, essa campanha em parceria com a Prefeitura de Florianópolis é tão importante, pois colabora diretamente com a saúde humana e do meio ambiente. Além disso, o município de Florianópolis conta com quatro pontos de recebimento fixos em parceria com a associação”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE. 

Em Florianópolis, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, além da rede de Ecopontos, que está em expansão de cinco para 13 unidades, o usuário pode descartar eletroeletrônicos por meio de agendamento domiciliar. Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3271 6833 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br“Floripa é a capital que mais recicla e, graças a essa parceria com a ABREE, está entre as 10 primeiras prefeituras do Brasil a viabilizar a logística reversa com encaminhamento 100% adequado de tudo que liga na tomada”, destaca Braga.  

Quando é realizado o descarte correto pela população, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Porém, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o Governo Federal.  

Como entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, que regulamento o segmento. 

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximo, basta acessar o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento e informar seu CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. 

SERVIÇO 

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS PÓS-CONSUMO EM FLORIONÓPOLIS (SC) 

Data: 15 de outubro 
Horário: das 9h:30min às 17h 
LocalTrapiche da Avenida Beira Mar Norte – Av. Beira Mar Norte – Centro, Florianópolis – SC 

Sing Comunicação
Marina Dias – Sing Comunicação de Resultados