Economia Negócios Notícias

Um olhar feminino no Comércio exterior

Com agência de marketing digital voltada para a área, a empreendedora Kauana Pacheco não para de crescer

As mulheres foram as mais atingidas pelo desemprego na pandemia. Para se ter uma ideia, elas representam 56% das perdas de postos de trabalho em 2020, segundo relatório divulgado pela McKinsey. No Brasil, foram 3,1 milhões de mulheres que desistiram de procurar emprego em 2021, de acordo com um levantamento da Folha de S. Paulo, enquanto o número de homens desempregados foi de 2,5 milhões.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Isso não quer dizer que elas não estejam buscando saídas para o problema: no mesmo ano de 2020, o número de empreendedoras cresceu em 40% e chegou a 30 milhões, o que equivale a quase metade do mercado empreendedor, segundo a RME – Rede Mulher Empreendedora. No entanto, uma das áreas em que ainda há pouca presença feminina é a do Comércio Exterior, como explica Kauana Pacheco, fundadora da Comexland, consultoria de marketing para o segmento. “Precisei me posicionar como profissional e especialista desde o início. Essa postura me ajudou muito no meio. Tanto que, hoje, a maioria dos meus clientes é formada por homens que confiaram no meu trabalho lá atrás!”, conta.

Ela estudava Negócios Internacionais e era supervisora de importação em uma empresa da área, quando começou como estagiária e evoluiu até a supervisão. “Sempre fui muito curiosa, pesquisava muito e compartilhava minha rotina, conhecimentos e experiências nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram. Eu sentia muita dificuldade em encontrar informações pertinentes do comércio exterior em canais brasileiros, então resolvi centralizar as principais atualidades do setor em uma página chamada Comexland”, explica. 

O portal que Kauana comenta nasceu em 2018 e, por meio de uma demanda de mercado, acabou se tornando uma empresa. Isso aconteceu após uma busca grande de diversos empreendimentos de comércio exterior para inserir marketing digital no próprio negócio e melhorar a comunicação com clientes e parceiros.

Hoje, seu negócio já atende mais de 40 empresas de Comex e logística internacional, em toda área de comunicação. “O comércio exterior ainda é uma área muito tradicional e com baixa maturidade digital. Porém, esse cenário mudou bastante no pós-pandemia. Com o isolamento social, muitas empresas perceberam que era necessário estar presente nas redes sociais para mostrar maior autoridade, ter mais visibilidade e, lógico, atrair mais clientes”, ressalta.

Estudos da McKinsey de abril de 2021 mostram que setores de todas as regiões tiveram uma média de crescimento de 20% de usuários totalmente digitais no semestre anterior à pesquisa. Além disso, o setor de Tecnologia da Informação ganha cada vez mais investimento no Brasil. Pensando nisso, a especialista quer expandir ainda mais e tem projetos que envolvem eventos, tecnologia e comunicação para os próximos meses. “Tudo o que fazemos e planejamos está de acordo com nossos propósitos de conectar, desenvolver e comunicar. Minha primeira dica para quem quer empreender no setor é ter coragem e não desanimar. Desafios existem e estamos aqui para resolvê-los. Partindo disso, uma sugestão prática é fazer networking. Conecte-se! E, por fim, estude muito o mercado do comércio exterior, escolha um nicho para atuar, entenda forças, fraquezas, ameaças, oportunidades, público-alvo e comunique-se com o mundo!”, finaliza.

Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.


Lara Comunicação
Carolina Lara