Análise Política

Atuação das Forças Armadas em apoio ao TSE no aprimoramento da segurança e transparência do processo eleitoral

(Conteúdo de Interesse Público publicado originalmente no site https://www.gov.br/defesa/)

Por meio da Portaria n° 578-TSE (08/09/21), juntamente com outras entidades, as Forças Armadas foram incluídas, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Comissão de Transparência das Eleições (CTE), criada para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.

Da mesma forma, por meio da Resolução nº 23.673-TSE (14/12/21), as Forças Armadas foram elencadas, também pelo TSE, como entidades fiscalizadoras do sistema eletrônico de votação, legitimadas a participar de todas as etapas do processo de fiscalização. O trabalho dos militares, na CTE, resultou na apresentação de propostas técnicas encaminhadas, àquele Tribunal, com o objetivo de aperfeiçoar a transparência e a segurança do processo eleitoral.

A atuação dos militares em apoio ao TSE, seja no trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação ou na CTE, tem como características o rigor técnico, o aspecto colaborativo e a legalidade, seguindo, estritamente, as normas e as etapas definidas pela Justiça Eleitoral.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Apresentação do Ministro na audiência pública no Senado em 14 de julho 2022.

Teste de Integridade das urnas eletrônicas

Entenda como é feito, atualmente, e conheça a proposta de aperfeiçoamento apresentada pelas Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições.

WhatsApp Image 2022-07-16 at 10.45.01.jpeg
WhatsApp Image 2022-07-16 at 10.46.47.jpeg

Documentos