O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é: “A desvalorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a informação foi confirmada há pouco pelo Ministro da Educação, Victor Godoy.
Para Maria Celina Gil, professora de Redação e Artes do Estratégia Vestibulares, a proposta para a redação deste ano é muito relevante e, diante do contexto histórico do Enem, é inesperado.
A professora ressalta que o desenvolvimento do tema varia da preparação do aluno. “Depende muito da coletânea de textos estudados pelo candidato, mas se o aluno levar em consideração o termo “povos tradicionais” e discutir a questão indígena no Brasil hoje, não teria dificuldades. É um assunto que foi muito falado nos últimos anos”, explica.
Para a boa elaboração do tema, a docente aconselha os alunos participantes do Enem a abordarem alguns tópicos importantes para a construção do texto. “O candidato precisaria falar sobre a importância de se preservar a cultura dos povos tradicionais brasileiros, bem como a necessidade de reverter as opressões sociais históricas sobre esses grupos. Além disso, a ligação dos povos tradicionais com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente também poderia ser abordada”, explica a professora.
“O aluno deve focar principalmente em discutir estratégias para a reversão das opressões históricas, levando em consideração o nascimento colonial do Brasil, seu período escravocrata, etc. A ausência de políticas públicas que garantam o direito à terra e à preservação cultural dos povos também deve ser discutida”, finaliza.
Equipe Motim
Nicolas Adão
pr specialist
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.