Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, é bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II
O Encontro Monárquico que reunirá o Príncipe Dom Bertrand com os monarquistas catarinenses está sendo organizado pelo Círculo Monárquico Nossa Senhora do Desterro e pelo Instituto Imperial Catarinense. Mais informações: https://monarquista.com.br
A restauração da monarquia como forma de governo vem reunido grande quantidade de admiradores diante das mazelas da República.
Quem é Dom Bertrand, atual chefe da Casa Imperial do Brasil
Dom Bertrand nasceu a 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule (França), e é o terceiro dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.
Foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, a Família Imperial Brasileira pôde enfim retornar ao Brasil, encerrando assim o injusto e penoso Exílio imposto depois do golpe republicano de 15 de novembro de 1889.
Dom Bertrand estudou nos Colégios Coração Eucarístico e Santo Inácio (Rio de Janeiro) e no Colégio Cristo Rei (Jacarezinho). Em 1964, concluiu o curso de Direito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde ganhou destaque como líder estudantil anticomunista, a ponto de ainda hoje a Turma de 1964 ser lembrada como “A Turma do Príncipe”.
Além de português, o Príncipe fala fluentemente francês e compreende bem alemão, inglês e espanhol.
Príncipe Imperial do Brasil desde 5 de julho de 1981, na condição de herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos de seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand sucedeu Dom Luiz na Chefia da Casa Imperial por ocasião do falecimento deste, a 15 de julho de 2022.
Como Imperador “de direito”, dedica-se ao ideal de Restauração da Monarquia no Brasil, percorrendo todo o País para participar de Encontros Monárquicos e eventos correlatos, além de manter estreito contato com brasileiros das mais diversas origens e pensamentos.
O Príncipe também é frequentemente convidado a representar a Família Imperial em solenidades oficiais ou semioficiais nos âmbitos municipal, estadual, federal ou mesmo internacional.
Encontros Monárquicos em Santa Catarina
Santa Catarina foi um dos Estados mais penalizados pela instauração da Monarquia, tendo perdido centenas de seus filhos no Massacre de Anhatomirim a mando de Floriano Peixoto.
Encontros Monárquicos tem sido realizados em diversos momentos ao longo da história, sendo o Círculo Monárquico Nossa Senhora do Desterro, de Florianópolis, o mais tradicional e atuante movimento catarinense em prol da restauração da Monarquia.
Você também tem admiração por Dom Pedro II, pela Princesa Isabel, ama as belezas da Monarquia e deseja participar este encontro com Dom Bertrand de Orleans e Bragança em Florianópolis?
Acesse https://monarquista.com.br e veja como fazer.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.