Comportamento Livros Notícias

Mercado literário: o futuro digital já é o presente

O marketing do livro nas redes sociais aliado à excelência do produto é o que diferencia os autores nacionais best-sellers dos que permanecem no anonimato

O ano de 2022 foi positivo para o escritor que soube aproveitar a boa fase do mercado do livro: segundo o último Painel do Varejo de Livros, divulgado pela Nielsen Book e a SNEL, a variação positiva foi de 8,77% com a arrecadação de R$ 1,9 bilhão do início do ano até meados de outubro, enquanto que no mesmo período em 2021 o montante foi de R$ 1,74 bilhão. Em volume, o mercado livreiro registrou 43,9 milhões de exemplares comercializados contra 42,05 milhões em 2021, uma variação positiva de 4,41%.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

São dados como estes que reforçam aos escritores nacionais a importância de não desperdiçar as oportunidades do nicho aquecido. De acordo com a expert do mercado literário Lilian Cardoso, com mais de 10 anos de experiência na área, o “futuro digital” tão comentado pelos escritores já é o presente. “Os autores precisam usufruir de todas as oportunidades que o digital oferece, afinal, só escrever e publicar não garante que a obra seja lida”, esclarece. “Infelizmente, as editoras e autores que demoraram para enxergar os novos comportamentos dos leitores e não investiram no on-line tiveram prejuízos”.

Com o objetivo de contribuir com o mercado nacional, Lilian realiza nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a partir das 20 horas, encontros on-line com escritores que desejam aproveitar a era digital para escrever, publicar, alcançar mais leitores e sair do anonimato. Serão seis horas de aulas gratuitas a quem se inscrever no site https://liliancardoso.com.br/escritor-do-presente/

SERVIÇO
O que: Workshop Escritor do Presente Digital
Quando: 21, 22 e 23 de novembro
Horário: 20 horas
Valor: gratuito
Inscrição: https://liliancardoso.com.br/escritor-do-presente/

SOBRE LILIAN: Há quatro anos, Lilian Cardoso saiu dos bastidores do mercado do livro para democratizar o marketing literário, o processo de escrita e publicação
Ela também é professora de cursos para escritores e diretora do grupo LC – Agência de Comunicação, empresa de serviços editoriais que mais divulga livros no Brasil. Da ficção ao romance, já divulgou mais de 4 mil livros.

Pela sua agência, que atua no mercado desde 2010, passaram nomes como Cris Poli, a supernanny; o cartunista Mauricio de Sousa; a Monja Coen; o Padre Fábio de Melo; o professor e filósofo Mario Sergio Cortella; o empresário Clóvis Tramontina; o jornalista Rodrigo Alvarez, o ator e cineasta Lázaro Ramos; a escritora Letícia Wierzchowski, autora do romance “A Casa das Sete Mulheres”; entre outros nomes de prestígio. Também ultrapassou as fronteiras do Brasil e divulgou grandes nomes da literatura internacional, como os best-sellers Max Lucado, Gary Chapman, Rupi Kaur, Florencia Bonelli, e até Klaus Martin Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial.

Editora Planeta, Mundo Cristão, Almedina Brasil, Matrix, Citadel, Edipro, VR, DVS e Vida são algumas das casas editoriais atendidas pela LC. Como professora, tem mais de mil e quinhentos mentorados nos três cursos para autores: Escritores Admiráveis, Escritores Publicados e Escritores Influentes.

Gabriela Kugelmeier

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.