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Magalu e Americanas são as marcas mais lembradas, e smartphone é o produto mais desejado pelos consumidores na Black Friday

Pesquisa inédita revela ranking dos produtos mais desejados, marcas mais lembradas, desconto mínimo para a decisão de compra e outros comportamentos de consumo.

São Paulo, novembro de 2022 – Na sexta-feira (25), será a Black Friday, uma das datas mais aguardadas por varejistas e consumidores. Pensando nisso a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou um estudo para entender as intenções de compra na Black Friday.

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O estudo mostrou que para 90,4% dos consumidores a data passa uma perceção positiva e que 76,7% acreditam nos descontos oferecidos pelas empresas. Para 80,8% dos consumidores se planejaram para aproveitar os descontos, onde 43.9% pretendem fazer compras online, 11,2% em lojas físicas e 44,9% vão aproveitar as ofertas nos dois canais de compra.

A SoluCX também analisou o percentual de descontos que fazem o cliente aproveitar ou não uma oferta no Black Friday. Para 9,8% qualquer desconto já é um motivo de compra, 1,6% dizem que o desconto mínimo é de 10%, 8,2% consideram 20% o desconto mínimo, 29,5% não realizam compras com menos de 30% de desconto e 50,8% dos consumidores somente consideram efetuar uma compra com descontos a partir de 50%. 

Quando perguntados sobre como ficam sabendo das principais ofertas na Black Friday, 59,5% afirmam que é por meio das redes sociais, 19,3% por comerciais de TV e propagandas tradicionais, 19,3% em anúncios onlines, tais como banners em sites, vídeos, etc. Apenas 1,8% disseram ser impactados por propagandas offline, como panfletos e outdoors. 

O estudo também levantou o ranking das empresas mais lembradas, fazendo a seguinte pergunta aos consumidores: Quando você pensa em Black Friday, qual a primeira marca te vem  à cabeça? 

  1. Magazine Luiza
  2. Americanas
  3. Samsung 
  4. Casas Bahia
  5. Amazon
  6. Apple
  7. Shopee 
  8. Adidas 
  9. Motorola 
  10. Nike

Já no ranking de produtos mais desejados pelos consumidores, celulares e smartphones aparecem no topo:

  1. Celular / Smartphones
  2. Vestuário
  3. Televisão
  4. Geladeira 
  5. Computadores / Notebooks
  6. Air Fryer
  7. Máquina de Lavar Roupas
  8. Cama
  9. Fogão 
  10. Calçados

Para realizar o levantamento, a SoluCX ouviu mais de 2.925 mil consumidores em todo o Brasil, entre os dias 01 e 07 de novembro.

Fatores como pós-pandemia, Copa do Mundo e até Natal devem potencializar o consumo dos clientes durante a Black Friday, pois esse é o período do ano com o maior número de descontos no varejo. Esse é o período para que os lojistas cheguem até consumidores que nem sempre são atingidos em outras datas do ano, sendo uma ótima oportunidade de fidelizar esses clientes oferecendo boas experiências de compra”, explica Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX.

Como foi feito o levantamento  “Intenções de compra na Black Friday”?

Para a consolidação dos dados, a SoluCX coleta as opiniões aplicando pesquisas remuneradas em um painel com mais de 400 mil respondentes. Desta forma, a empresa consegue obter informações de comportamento de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em tempo real. 

 Sobre a SoluCX 

A SoluCX é uma empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS por meio de um software de gestão da experiência do cliente. A startup nasceu em São José dos Campos/SP e desde 2017 se consolidou no mercado, realizando, por ano, mais de 30 milhões de pesquisas de satisfação transacionais a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos. 


VCRP Brasil

Amanda Cássia


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