Ele faliu algumas vezes e, com R$ 750, aprendeu uma profissão que o tornou o maior especialista em delivery do Brasil e o faz faturar R$ 2,4 milhões ao ano – Conheça João Barcelos, o jovem que ensina as empresas a venderem mais com entregas e e-commerce e é o Embaixador do iFood
Quem vê João Barcelos sendo reconhecido como especialista em delivery e e-commerce não imagina os altos e baixos pelos quais ele passou para alcançar este patamar. Aos 29 anos de idade, ele acumula o título de Embaixador do iFood com a experiência com importantes redes varejistas, que o contratam para potencializar suas vendas por delivery, dar um up em seus e-commerces ou ensinar seus franqueados a venderem mais em suas lojas, também usando a estratégia de entrega em domicílio.
Barcelos migrou de varejista a consultor de varejo de forma espontânea: ele aprendeu, na prática, os segredos do delivery, especialmente das plataformas on-line existentes, e começou a ensinar outros empreendedores a destacarem suas lojas nos aplicativos, especialmente no iFood. “Ao publicar vídeos ensinando como eu conseguia vender muito bem pelo iFood, eu chamei a atenção não apenas de quem também queria se destacar e vender pela plataforma, mas do próprio iFood – e comecei a ser boicotado! Mas, em bem pouco tempo, me aproximei dos seus executivos e mostrei a eles que eu poderia ser útil, até que fui contratado e me tornei o Embaixador do iFood, sendo responsável pela sua plataforma de treinamentos”, relembra.
Atualmente, a empresa de João Barcelos, a Premier Suporte e Consultoria, ajuda empresas a venderem mais dentro do iFood, em seus aplicativos próprios de delivery ou em seus e-commerces.
Quem tem um restaurante que vende por delivery e quer aumentar seus resultados, por exemplo, pode passar por uma avaliação do especialista e sua equipe, que detectam pontos de melhoria para captação de novos clientes e retenção dele, destacando a marca e a posicionando melhor no iFood.
A Premier Suporte e Consultoria oferece serviços variados, como a implementação de uma loja no iFood, análise de métricas, consultoria para aumento de faturamento e workshops.
Barcelos também desenvolve mentorias, formando profissionais para atuarem dentro das empresas, bem como oferece cursos in company, treinamentos para franqueados de redes e cria projetos personalizados para que seus clientes tenham resultados expressivos. O faturamento previsto da Premier, em 2022, é de R$ 2,4 milhões, contra R$ 1 milhão no ano anterior.
Paralelamente, ele é o Embaixador do iFood, tem um programa semanal no canal do YouTube iFood para Parceiros, o “Conta aí, João”, além de dar cursos na plataforma de ensino da empresa, a iFood Decola.
Todo esse trabalho de João Barcelos e o reconhecimento do jovem empreendedor, hoje, foi construído com grande empenho – mas, também, com muitos percalços…
O caminho que trouxe João Barcelos até o sucesso
João Barcelos nasceu com veia empreendedora. Trabalhar nunca foi um problema para ele. Ainda, criança, aos 12 anos, trabalhou vendendo materiais recicláveis, depois em um ferro-velho, na Zona Leste de São Paulo, no bairro da Vila Industrial, onde ele morava. Seu próximo empreendimento foi o de revender produtos que adquiria em lojas de R$ 1, a preços mais altos, de porta em porta.
Dali, passou a comprar roupas e calçados no Brás para que depois pudesse vender a amigos, familiares e outros conhecidos. Empolgado com o negócio, chegou a ir para a China por três vezes, onde comprou principalmente roupas e calçados, mas também chegou a trazer aparelhos eletrônicos e celulares, tudo para ser revendido.
Numa viagem para Florianópolis (SC), conheceu as paletas mexicanas e trouxe a ideia para São Paulo. Uniu-se a um amigo, que tinha o capital, e juntos abriram o negócio, que era um sucesso. Mas Barcelos não oficializou por meio de um contrato a sociedade e sofreu um golpe.
Sem muitas expectativas, mas com conhecimento, mudou-se para a Praia Grande, e por lá tentou montar uma sorveteria, depois revender artesanato, mas os negócios não vingavam e ele decidiu voltar à capital paulista, onde decidiu empreender, mais uma vez. Com R$ 650 de um cartão de crédito emprestado e outros R$ 100 que conseguiu com o pai, ele deu início a uma lanchonete de batatas recheadas. Ele colocou a loja no iFood e, logo no primeiro dia, precisou travar as vendas, porque era ele quem fazia as entregas de carro e não estava mais dando conta.
No segundo dia, as vendas foram superadas e, no terceiro dia, ele já precisou contratar um entregador. A partir de então, as coisas começaram a melhorar. Foram dois anos de muito trabalho, nos quais ele conseguiu mudar para um apartamento melhor, comprar carro e moto e melhorar de vida.
Vendo esse sucesso da loja, ele começou a ensinar conhecidos como eles poderiam vender melhor pelo iFood. E, assim como ele, as pessoas que seguiam seus conselhos também conseguiam ter sucesso nas vendas.
Outras mudanças
Ainda que João Barcelos estivesse bem, algo o inquietava. Ele queria crescer rapidamente e achou que seria uma boa ideia se mudar com a família para os Estados Unidos, em 2018. Então, venderam tudo e compraram passagem e hospedagem no outro país. Os planos, entretanto, não deram certo e a família teve o visto negado por duas vezes.
Já com tudo da batataria vendido, a família estava morando nos fundos da casa de uma tia de João, porque pensava que depois de um mês já teria se mudado para os EUA. Sem dinheiro – já que tudo tinha sido investido na mudança – eles chegaram a passar necessidade, Barcelos ficou desempregado por cerca de nove meses e não conseguia recuperar seu padrão de vida anterior.
Mais uma vez, ele conseguiu juntar novamente R$ 750 e voltou a vender as batatas recheadas. Desta vez, ele precisou da casa da mãe para que a produção pudesse acontecer por lá. Já mais estabelecido, ele abriu uma batataria e, depois, abriu uma segunda unidade, que vendia saladas gourmet.
A consultoria
As duas lojas geridas por Barcelos eram bastante prestigiadas no iFood. Por isso, ele começou a pensar em ajudar outras pessoas e famílias a saírem de uma situação crítica parecida com a que ele havia passado.
Com essa ideia em mente, foi para o YouTube, onde ensinava algumas técnicas gratuitamente. Até que ele viu que seria possível também ganhar dinheiro com aquilo e criou e começou a vender um curso on-line. As vendas de seu curso explodiram durante a pandemia e Barcelos precisou deixar de lado as lojas para que pudesse trabalhar somente como empresário e consultor nessas questões de delivery, em especial no iFood.
Além das milhares de visualizações que conquistou na internet, João fundou uma empresa que já teve mais de 13 mil alunos e que ajuda grandes marcas a alavancarem suas vendas no delivery. Ele também já formou mais de 50 pessoas que hoje desempenham essa função dentro das empresas.
Todo o conhecimento de Barcelos foi adquirido na prática, testando nas lojas em que ele comandava. Ele teve certeza de que as estratégias davam certo quando conseguiu se reerguer mesmo depois de perder tudo. Com isso, foi o primeiro a gerar esse tipo de conteúdo e criou uma empresa com base em uma necessidade do mercado. “Sei que minha história está apenas começando, porque sou muito jovem. Mas aprendi bastante e, hoje, uso a estratégia, observo, pondero, antes de tomar decisões. A ideia é evoluir, de maneira ordenada, e não precipitada”, finaliza.
Uapê Comunicação
Simone Valente
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