Não há como falar de planejamento hídrico sem a conservação dos rios.
Por isso instituímos, na semana passada, o Corredor Ecológico Caminho das Nascentes. A medida também possibilita a difusão da fauna e da flora.
O corredor ecológico conecta os ecossistemas que abrigam as principais nascentes dos rios catarinenses, tanto os que fluem para o litoral quanto os que vertem para o interior.
Isso permite, entre outras coisas, que as espécies se propaguem por mais de uma unidade de conservação.
Importante frisar que não há previsão de qualquer tipo de desapropriação ou desanexação das áreas abrangidas pelo corredor ecológico.
O corredor é composto predominantemente por áreas que já são de preservação permanente. Agora, a gestão de todas elas será integrada.
O próximo passo será criar a política do Corredor Ecológico Caminho das Nascentes, com estatuto e plano de gestão. Haverá um Conselho Consultivo presidido pelo IMA, com representantes dos órgãos públicos, da sociedade civil e da população residente.
O trabalho em parceria com os municípios vai ser fundamental para atingir os objetivos da criação do corredor ecológico.
Não existe desenvolvimento econômico no longo prazo sem a preservação da água e da biodiversidade. Este é mais um legado que deixamos para o futuro.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.