Notícias

Alfredo Wagner na rota do Meteoro

Um dos meteoros que mais se aproximou da Terra passou pelos céus de Alfredo Wagner. Provavelmente pouquíssimos viram, pois o percurso em Santa Catarina durou 6 segundos percorrendo 10 cidades.

O percurso do meteoro incluiu os municípios de Antônio Carlos, Angelina, Leoberto Leal e Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Lages, Capão Alto e Campo Belo do Sul, na Serra.

A distância é de cerca de 190 quilômetros. De carro, o motorista levaria cerca de quatro horas.
Meteoro percorre céu em Santa Catarina.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O registro foi feito às 20h01 de quarta-feira (25). A Bramon afirmou que o meteoro passou com uma velocidade de mais de 100 mil km/h. O objeto foi flagrado pelas câmeras de dois astrônomos. Uma em Monte Castelo, no Norte do estado, e outra em Florianópolis.

Os dados obtidos através da triangulação das duas estações indicam que o meteoro tornou-se visível sobre o município de Antônio Carlos a uma altitude de cerca de 102 km e desapareceu sobre o município de Campo Belo do Sul a 70 km de altitude.

Sua rota será alterada pela gravidade da Terra pois é um corpo pequeno com no máximo 7 km de comprimento.

O que são meteoros?

Segundo o astrônomo Jocimar Justino, meteoro é um fenômeno luminoso. “O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, afirma.

Vídeo mostra o meteoro claramente – Vídeo: Estação de Monitoramento de Monte Castelo/Divulgação/ND
Vídeo: Estação da Bramon de Florianópolis/Divulgação/ND

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.