Caravela Capital lidera a seed extension, que trouxe ainda a Valor Siren Ventures, fundo que estreia na América do Sul
Após um ano de operação, a Diferente, principal foodtech de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, acaba de anunciar a extensão do seu investimento seed. Em março de 2022, a startup já havia levantado R$ 24 milhões e agora concluiu a captação de mais R$ 16 milhões, somando R$ 40 milhões no total, montante que representa um recorde de rodadas seed entre foodtechs brasileiras. O aporte foi liderado pela Caravela Capital, acompanhado pelo Collaborative Fund, South South Ventures e o Valor Siren Ventures, que realiza o seu primeiro investimento na América do Sul.
De acordo com Eduardo Petrelli, CEO da Diferente, a startup decidiu ampliar a sua rodada seed para sustentar seu crescimento saudável e continuar investindo em tecnologia e inteligência artificial. “Nós queremos dar acesso e facilitar muito a vida das pessoas. A ideia não é apenas oferecer os alimentos mais frescos e mais baratos, mas também através de uma experiência única, na qual o cliente nem precise pensar no que quer receber para receber a cesta ideal. Os novos recursos serão fundamentais para continuarmos acelerando de forma eficiente e consciente”, explica.
Com a nova captação, a foodtech irá levar suas cestas de orgânicos para novas cidades e uma parte do aporte será destinada para a construção dessa estratégia. “Estamos estudando o mercado, mas a ideia é expandir a nossa atuação para outras regiões em breve”, afirma Petrelli. Atualmente, além da capital paulista, a Diferente já atua no Grande ABC e em municípios como Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.
Toda a estrutura de vendas online – incluindo layout, experiência do usuário e comunicação nas diversas plataformas digitais – foi pensada para criar um ambiente em que a empresa pudesse interagir com os clientes e captar os dados que abastecem o sistema de IA. Os algoritmos devem entender a melhor composição das cestas, a partir das demandas dos consumidores. “Nosso algoritmo leva em consideração as preferências e restrições do cliente e a recorrência de cada item para montar a cesta perfeita. Além disso, usamos inteligência artificial para entender, orientar e melhorar a produção dos fornecedores, indicando o que devem plantar a partir das tendências de consumo”, explica o CEO.
Além disso, os recursos do aporte serão direcionados na contratação de profissionais de tecnologia e operações. Atualmente com 75 colaboradores, a empresa tem a intenção de ampliar o time entre 20% e 30% em 2023. Já dentro de dois anos, os planos são dobrar o número de pessoas novas.
Ainda segundo o CEO, o investimento será fundamental para a Diferente aumentar em mais de sete vezes o faturamento neste ano comparado a 2022. “Em 2023, já vamos operar com margem de contribuição positiva e até o fim de 2024 a nossa meta é faturar mais de R$150 milhões. Dentro desse plano, algumas ações vão nos impulsionar para atingir esses objetivos, como o lançamento do nosso aplicativo, a disponibilização de novos SKUs/categorias, assim como a fase 2 da personalização de cesta com algoritmos de aprendizado em tempo real com base no comportamento dos clientes, iniciada no final de 2022”, explica.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Diferente desde a fase pré-operatória e o que eles entregaram em menos de um ano de existência é impressionante. Têm uma equipe muito competente, trabalhando num mercado em crescimento com uma tese que tem validação internacional. Estamos muito entusiasmados em dobrar nosso investimento na empresa e continuar com essa parceria no futuro”, afirma Rodrigo Vieira, Partner na Caravela Capital.
“Acreditamos na missão da Diferente de democratizar o acesso a produtos orgânicos, enquanto combate o desperdício de alimentos. A equipe da Valor Siren Ventures está empolgada com a parceria com a foodtech, que cumpre sua missão de ampliar o acesso a alimentos saudáveis na América Latina”, diz Jon Shulkin, gerente de fundos da Valor Siren Ventures e co-presidente da Valor Equity Partners.
Democratização de acesso a alimentos orgânicos aos brasileiros
Criada por Eduardo Petrelli (ex-James Delivery), Saulo Marti (ex-Olist) e Paulo Monçores (ex-VTEX), a Diferente surgiu com o propósito de combater o desperdício e democratizar o acesso à alimentação saudável ao resgatar frutas, verduras, legumes e temperos que seriam jogados fora por serem considerados ‘fora do padrão’. Para isso, a empresa compra diretamente dos produtores e revende aos consumidores com preços até 40% mais baratos do que a concorrência, tanto de mercados tradicionais quanto os online. Entregue semanalmente ou quinzenalmente na casa dos clientes, cada cesta pode conter de 20 a 50% dos itens ‘fora do padrão’ e o restante ‘dentro do padrão’ – mas sempre tudo orgânico.
“Em feiras e mercados, o consumidor sempre busca os itens mais bonitos. Por exemplo, o tomate mais vermelho e redondinho, a cenoura sem deformidade e também o mamão sem riscos ou ‘machucados’. A Diferente surge com o propósito de mostrar que as frutas, legumes e verduras orgânicas não esteticamente perfeitas continuam perfeitas para o consumo. Muitas vezes, quando vamos em um restaurante não paramos para pensar se os vegetais do prato estavam dentro ou fora de um padrão estético, porque no final o que importa mesmo é a qualidade, nutrientes e o sabor”, explica Saulo Marti, co-fundador e CMO da Diferente.
Marti relata ainda que um dos gatilhos para a criação da Diferente foi um dado revelado pela ONU mostrando que 30% da comida é desperdiçada entre a colheita e a venda nos mercados tradicionais. “Percebemos que havia uma oportunidade de combater o desperdício de alimentos e, também, impulsionar toda a cadeia de produção agrícola e o consumo de alimentação saudável. Além disso, que fundamento tem forçarmos os alimentos a terem um padrão estético? No final, estamos falando de comida de qualidade e ótima para consumo que acabavam no lixo por conta da aparência, enquanto milhares de pessoas no Brasil e no mundo não têm o que comer“, afirma.
Como funciona o modelo de negócio da startup
O processo para fazer a assinatura é simples: no site da empresa, o cliente escolhe a cesta inicial, indica se tem algum tipo de restrição alimentar e a frequência que deseja receber (semanal ou quinzenal). Vale ressaltar ainda que o frete é grátis para pedidos acima de R$ 70,00 e os produtos oferecidos dependem da sazonalidade e da colheita da semana, por isso a seleção do que vai na cesta não é totalmente selecionável.
Sobre a Diferente
Lançada no início de 2022, a Diferente é a principal foodtech de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil. a marca trabalha diretamente com agricultores para resgatar frutas, verduras, temperos e legumes orgânicos que, de outra forma, poderiam ser desperdiçados e depois os entrega em cestas com preços até 40% mais baratos em relação aos mercados tradicionais. Além do seu impacto social e sustentável, a Diferente tem como propósito proporcionar uma alimentação saudável e acessível a todos os brasileiros.
Renato Caliman
PR Specialist
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.