Religião

Católicos se preparam para a Benção das Cinzas e início da Quaresma

Os cristãos católicos já iniciaram a preparação para a Quaresma, período sagrado que antecede a Páscoa e tem duração de 40 dias. Neste intervalo os fiéis fazem orações diárias, jejum e penitência (abster-se de algo físico com sentido de purificar o espírito). As igrejas já estão com as programações preparadas para receber a comunidade.

Como tradição, a Quaresma terá início na Quarta-Feira de Cinzas, que será celebrada no dia 22 de fevereiro.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Na missa de Cinzas são utilizados ramos bentos, que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, para confeccionar o pó, que será depositado na cabeça dos fiéis representando a conversão. Os fiéis que tiverem ramos guardados e queiram realizar a doação para a celebração podem procurar a igreja do bairro onde mora.

Em um momento específico da missa, após a homilia, o sacerdote realiza a imposição das cinzas, marcando a testa dos fiéis com o Sinal da Cruz e pronunciando as palavras “converta-te e crê no evangelho”. Esta simbologia lembra os cristãos das escrituras sagradas, que destacam que o “homem veio do pó e ao pó retornará”.

A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada uma data de preceito (participação obrigatória), mas a igreja recomenda que os fiéis compareçam a missa e pratiquem o jejum e a abstinência de carne na data, em sinal de respeito e purificação.

Simbologia da Quaresma

A Quaresma, como prática obrigatória para os católicos, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, do período em que Jesus esteve no deserto em retiro que culminou com as tentações que ele sofreu.

Para nós cristãos a Quaresma é o tempo de conversão, de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que nos quer perdoar. E é também o tempo onde as comunidades se preparam para viver o mistério da páscoa. Isto é, tempo da hora de Jesus Cristo do seu seguimento em que ele caminha em direção”, destacou o bispo Dom Sérgio de Deus Borges, da Diocese de Foz do Iguaçu e natural de Alfredo Wagner.

Tempo de 40 dias também foi inspirado numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava. Ela durava 40 dias, tempo em que os pagãos (catecúmenos) se preparavam para receber o batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal.

A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina in Coena Domini (quinta-feira Santa). Posteriormente no domingo de Páscoa, celebra-se a ressureição de Cristo.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.